Índice Atendimento de Bancos e Plataformas cai 0,54%

Modalmais fica estável na pesquisa da IQA FGV Toluna

O Índice de Qualidade de Atendimento de Bancos e Plataformas recuou em maio de 2022, no comparativo mensal, queda de (-0,54%). Os bancos caíram 0,28%, enquanto as plataformas também ficaram em -0,80%.

Entre os bancos, o Itaú Unibanco e XP foram os mais bem avaliados nas categorias Bancos e Plataformas, respectivamente. Os dados são da pesquisa do Centro de Estudos em Finanças da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGVcef), em parceria com a Toluna.

No levantamento foi observado que Realização, Contato e Disponibilidade foram os critérios com pior desempenho, enquanto Eficiência foi o único que apresentou evolução negativa. Os dados foram coletados entre os dias 02 e 08 de junho, com 500 respostas completas ao nosso questionário

Bancos e a Evolução

Os bancos apresentaram evolução negativa em quase todos os critérios, exceto Eficiência e Aconselhamento. Responsabilidade foi o quesito com maior evolução negativa (−1,58%). As plataformas também apresentaram evolução negativa em quase todos os critérios, com exceção de Responsabilidade, que teve evolução positiva de 0,26%. Destaques negativos para Realização (−2,03%), Disponibilidade (−1,57%) e Contato (−1,30%).

Os dados indicam ainda que a maioria dos investidores (55,59%) utilizam as plataformas como primeira opção de investimento. Outros (44,42%) disseram que preferem os bancos como primeira alternativa. Mesmos números de abril.

O Nubank continua sendo uma das melhores opções financeiras, segundo os entrevistados, com a amostra apontando alta de 22,31%. O maior banco, Itaú, responde por aproximadamente 11,49% da amostra.

Evolução individual

Com um volume maior que 10 respondentes, o Itaú foi o banco mais bem avaliado pelos clientes em maio de 2022, seguido pelo Bradesco e CAIXA. Como no mês anterior, o BB se destacou pelo lado positivo, com 0,17% de evolução em relação a abril. Já o Santander foi o que pior evoluiu, com queda de 0,93% na sua avaliação.

Já nas plataformas, a XP foi a mais bem avaliada, seguida pelo Nubank e Rico. O Modalmais ficou praticamente estável em maio. A pior avaliada ficou para a Toro.

Pesquisa e Metodologia

O IQA busca identificar a qualidade de atendimento em bancos e plataformas, na visão de investidores. Mensalmente (por vezes bimensalmente) é aplicada uma pesquisa em 500 investidores de todo o país. Para o mês de maio, as entrevistas foram realizadas entre os dias 2 e 8 de junho de 2022. Essa pesquisa consta de 36 questões que buscam identificar a visão do investidor em nove diferentes critérios, que são:

Eficiência: facilidade de uso e organização das ferramentas
Disponibilidade: problemas e disponibilidade do site do banco/plataforma
Realização: prazos de concretização das operações
Privacidade: segurança dos dados/informações
Responsabilidade: resolução de eventuais problemas
Aconselhamento: clareza do aconselhamento e resultados obtidos com ele
Contato: facilidade na resolução de problemas através de contatos pessoais
Valor percebido: transparência e competitividade dos diversos custos
Lealdade: recomendação a amigos e parentes.

Gostou deste conteúdo e quer saber mais? É só clicar aqui 

Veja também no nosso blog

você pode gostar também

Comentários estão fechados.