O Grupo Mateus (GMAT3) reportou lucro líquido de R$ 241 milhões no quarto trimestre de 2020, alta de 142% ante igual período do ano anterior, conforme relatório encaminhado ao mercado.
De acordo com o documento, no acumulado de 2020 a companhia obteve lucro líquido de R$ 776 milhões, alta de 112%.
Já a receita líquida cresceu 53,2%, para R$ 3,6 bilhões. No ano, o número totalizou R$ 12 bilhões, elevação de 42%.
“O expressivo crescimento no trimestre deve-se, principalmente, à consistência do plano de expansão, com aberturas em todos os estados e à excelente performance das lojas existentes”, disse.
O Ebitda, que mede o resultado operacional, ajustado foi de R$ 286 milhões, salto de 76,7%. No acumulado de 2020, o indicador somou R$ 1 bilhão, alta de 76,8%.
O Grupo Mateus finalizou o ano de 2020 com 159 lojas, sendo que, dessas, 39 foram inauguradas em 2020 (14 no quarto trimestre).
“Não tivemos nenhum encerramento de atividade e registramos um aumento de 63% nos números de inaugurações, comparado a 2019, quando abrimos 24 lojas”, informou.
As vendas em mesmas lojas também mantiveram crescimento e registraram um aumento de 21,3% no trimestre e de 18,2% no ano, “o que demonstra que as lojas maduras continuam tendo uma importante contribuição para o desempenho do Grupo”, disse.
Grupo Mateus
O Grupo Mateus, que já iniciou o processo para inaugurar sua primeira loja em Sobral, vê o Ceará como um Estado estratégico. Prova disso é o ousado projeto de investimentos que varejista elaborou para ganhar musculatura em solo cearense nos próximos cinco anos.
De acordo com o Focus.Jor, para que o negócio saia do papel, a empresa planeja construir um centro de distribuição capaz de operar o abastecimento das lojas próprias e venda em atacado, assim como o próprio abastecimento do varejo local. A companhia pensa não somente nos municípios do Interior, mas também pretende ter força em Fortaleza, a Capital que detém cerca de 40% do PIB do Estado.
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