A Fitch Ratings rebaixou os Issuer Default Ratings – Ratings de Inadimplência do Emissor de Longo Prazo em Moedas Estrangeira e Local da GOL Linhas Aéreas Inteligentes (GOLL4) para ‘CCC-‘, de ‘CCC+’. O Long- Termo Escala Nacional também foi rebaixado para ‘CCC-(bra)’ de ‘CCC(bra)’. Além disso, a agência deixou os títulos sem garantia da GOL Finance Inc. para ‘CC/RR5’, de ‘CCC/RR5’.
“Os rebaixamentos refletem riscos crescentes de reestruturação da dívida da GOL como resultado de seus contínuos altos riscos de refinanciamento, pressão no fluxo de caixa operacional devido a pagamentos de arrendamentos correntes e diferidos e fraca posição de liquidez. A avaliação incorpora o recente anúncio da empresa de contratar um consultor financeiro para revisar sua estrutura de capital”, consideraram os analistas em comunicado.
Alguns destaques para a classificação
No último dia 01, a companhia anunciou a contratação da Seabury Capital para auxiliar em uma revisão mais ampla de sua estrutura de capital. Na decisão, a companhia incluiu a gestão integral de passivos (obrigações financeiras e de leasing), buscando reperfilar todas as amortizações programadas de sua dívida, bem como outras medidas para reforçar a liquidez. Isto segue a renegociação em andamento da GOL com os arrendadores.
O aumento nos pagamentos de arrendamentos depois das suas reduções – adiamentos durante a crise pandêmica do Covida-19, além das elevadas taxas de juros têm pressionado a geração de FCF da GOL. Diferentemente de outros players da região, a GOL ainda não concluiu a renegociação completa de suas obrigações de arrendamento.
Elevados Riscos de Refinanciamento
A pressão recorrente do fluxo de caixa livre resultante das elevadas despesas de leasing e juros, apesar da melhoria do desempenho operacional, está a resultar num perfil de dívida insustentável.
Os vencimentos de curto prazo da GOL totalizavam R$ 2,9 bilhões em 30 de setembro de 2023, sendo compostos por R$ 1,1 bilhão de dívida financeira e R$ 1,8 bilhão de obrigações de arrendamento mercantil.
O caixa prontamente disponível, pelos critérios da Fitch, foi de R$905 milhões. No mesmo período, a GOL tinha cerca de US$ 200 milhões (de um total de US$ 450 milhões) em linha de crédito disponível com seu acionista Abra Group Limited (Abra). Esta transação com a Abra é resultado de outra operação de reestruturação de dívida que a GOL anunciou no início do ano (março de 2023), que também incluiu uma linha de crédito de cerca de USD 450 milhões.
Melhorando as Operações
O cenário de fortes níveis de tráfego de passageiros no Brasil, fortes rendimentos, eliminação de impostos PIS/Confins, preços mais baixos de combustíveis e melhorias na estrutura de custos, incluindo alguma otimização da frota, estão levando a melhorias na geração de fluxo de caixa operacional da GOL.
A Fitch espera que o EBITDA ajustado da GOL atinja R$4,4 bilhões em 2023, em comparação com R$2,9 bilhões em 2022, e cerca de R$4,8 bilhões em 2024, com margens EBITDA ajustadas de 24% a 25%. “A demanda do mercado interno brasileiro se recuperou fortemente, com o tráfego de passageiros crescendo 5% nos primeiros 10 meses do ano em comparação com o mesmo período de 2019 (nível pré-pandemia)”, disseram os analistas da agência.
Forte Ambiente Competitivo
O comportamento racional dos três maiores players do mercado nacional tem sido fundamental para a recuperação do setor. “Num cenário de aumento da capacidade para poucos players, normalização dos níveis de tráfego e ambiente macroeconômico mais fraco, os rendimentos deverão deteriorar-se em 2023, mas a Fitch espera que permaneçam saudáveis”, avaliaram.
Boa posição de mercado
A GOL ocupa uma posição de liderança no mercado aéreo doméstico brasileiro, que a Fitch considera sustentável no médio prazo, com cerca de 34% de participação de mercado medida pela receita de passageiros-quilômetro em 2022. “Os resultados operacionais da GOL são altamente correlacionados para a economia brasileira, já que cerca de 87% de suas receitas são originadas no mercado interno”, avaliaram.
A Fitch avalia a GOL de forma independente e não incorporou quaisquer acontecimentos relacionados à criação da Abra, apesar da recente reestruturação da dívida. “A Fitch acredita que poderá haver oportunidades de redução de custos sob uma estrutura de grupo no médio e longo prazo. A GOL e a Avianca provavelmente continuarão a operar de forma independente e manterão suas marcas individuais”, completaram.
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