FECHAMENTO: Setembro chega positivo

Dow Jones ficou em alta de 0,33% aos 34.837 pontos

Setembro chegou positivo e com alguns indicadores econômicos surpreendendo. O otimismo, mesmo que moderado, acabou pesando no desempenho dos negócios.

A China, por exemplo, viu reação mais animadora no índice Gerente de Compras (PMI) de Manufatura.

Os EUA esperavam com preocupação o resultado do Payroll, que superou as estimativas e dissipou a possibilidade de juro alto pelo Federal Reserve.

No Brasil, depois do Caged, PNAD Contínua e inflação, o PIB do segundo trimestre veio muito acima do esperado. Os analistas apontavam para mais ou menos uma alta de 0,2% e até negativo em 1%.

O número em 0,9% renovou as perspectivas para esse ano, conforme disparou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. “Há questionamentos sobre como será 2024, mas tenho segurança de que se aprovarmos o conjunto de medidas, nós vamos continuar colhendo os frutos de uma melhora na percepção da economia brasileira. A gente fica feliz com o resultado do PIB, depois que a projeção do começo do ano de 2% está sendo superada e o crescimento do PIB pode atingir a marca de 3%.”

Esse otimismo do ministro Haddad e da equipe econômica, bem como do presidente Lula da Silva, refletiu no mercado financeiro.

A bolsa de valores ganhou força e o dólar voltou para o negativo.

Acompanhe o desempenho de hoje

ÁSIA

Os mercados asiáticos fecharam sem direção única. O foco ficou no PMI de Manufatura da China. Os investidores analisaram também os desempenhos dos mercados no dia anterior.

Índices: o Shangai, China, subiu 0,43% aos 3.133 pontos. O índice Nikkei 225, bolsa de Tóquio, subiu 0,28% aos 32.710 pontos. O Kospi, bolsa de Seul, subiu 0,29% aos 2.563 pontos.

EUROPA

As bolsas da Europa amargaram perdas. Nesta sessão, a bolsa de Londres reagiu no embalo das ações das mineradoras e petroleiras. Nos destaques ficaram os resultados dos PMIs da Zona do Euro e da China, bem como o Payroll dos EUA.

Índices: o Stoxx Europe 600 ficou estável aos 458.13 pontos. O DAX-30, bolsa de Frankfurt, caiu 0,67% aos 15.840 pontos. O CAC-40, bolsa de Paris, caiu 0,27% aos 7.296 pontos.

ESTADOS UNIDOS

Os índices de Wall Street ficaram moderados. Os investidores analisaram o Payroll, que ficou acima das estimativas. Além disso, o feriado de segunda-feira (04), Dia do Trabalho, contribuiu para a cautela.

Índices: o Dow Jones ficou em alta de 0,33% aos 34.837 pontos. O S&P ficou em alta de 0,18% aos 4.515 pontos. O Nasdaq ficou estável aos 14.031 pontos.

BRASIL

A bolsa de valores de São Paulo fechou em alta, com o índice principal embalado pelas ações de peso. O resultado do PIB gerou euforia e o índice conseguiu fechar a semana com valorização de 1,77%.

Índice: o Ibovespa subiu 1,86% aos 117.892 pontos. O giro financeiro ficou em R$26,76 bilhões.

O dólar fechou em queda de 0,21% aos R$4,941 para a venda.

Que setembro seja mais leve. Bom fim de semana!

Quer saber sobre Day Trade? É só clicar aqui

BrasilEuropaIndicadoresPayrollPIB