FECHAMENTO: Semana termina com mercados sem direção

Nikkei 225, bolsa de Tóquio, subiu 1,77% aos 35.049 pontos

A semana terminou com os mercados acionários sem direção única, isso depois da euforia registrada na despedida de 2023.

Por aqui, o mês de janeiro segue marcado pelo baixo volume de negócios, que na verdade é considerado normal por conta do período de férias. Já nos demais locais, os investidores esperam pelos números da temporada de balanços do quarto trimestre de 2023.

Nos últimos dias, os investidores ficaram debruçados na agenda econômica global, sendo que o índice mais esperado era o da inflação, tanto dos EUA como do Brasil e da China.

O indicador dos EUA surpreendeu ligeiramente para cima e despertou um pouco de cautela sobre os juros do Federal Reserve.

No ambiente doméstico, o IPCA ficou pouco acima do esperado, mas também não mudou as projeções dos analistas sobre os cortes na Selic.

Hoje, no entanto, os números mistos da economia chinesa pesaram nos índices da bolsa local. A deflação registrada vem preocupando Pequim, que também segue com atenção no clima político de Taiwan.

Ainda na Ásia, o Banco Central do Japão deu sinais de que não vai mexer com a política monetária no médio prazo. A medida do BOJ veio depois do terromoto que atingiu o país no começo do ano.

Por fim, depois dos indicadores recentes, os balanços financeiros do quarto trimestre passarão a dividir com os bancos centrais as atenções dos investidores.

O Ibovespa fechou em alta e o dólar perdeu força na semana e no pregão.

ÁSIA

As bolsas asiáticas ficaram sem direção, com os investidores analisando os indicadores mistos da China e com a deflação em evidência. Além disso, a inflação americana mexeu com o sentimento do mercado, já que o resultado do ano ficou pouco acima do esperado. O melhor desempenho ficou para o Japão.

Índices: o Hang Seng, bolsa de Hong Kong, subiu 1,27% aos 16.302 pontos; o Shanghai, bolsa da China, subiu 0,31% aos 2.886 pontos; o Nikkei 225, bolsa de Tóquio, subiu 1,77% aos 35.049 pontos.

EUROPA

As bolsas da Europa interromperam as quedas e voltaram para o campo positivo.O humor dos investidores melhorou depois que a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, disse que as taxas de juros do bloco começarão a cair depois da meta de 2% para a inflação. Os indicadores do Reino Unido ficaram nos destaques.

Índices: o Stoxx Europe 600 subiu 0,84% aos 476.76 pontos; o FTSE-100, bolsa de Londres, subiu 0,64% aos 7.624 pontos; o DAX-30, bolsa de Frankfurt, ficou em alta de 0,95% aos 16.704 pontos.

ESTADOS UNIDOS

Os índices de Wall Street fecharam estáveis, em dia morno, com os investidores analisando os primeiros balanços financeiros do quarto trimestre de 2023. Os principais bancos americanos ficaram com números dentro das expectativas.

Índices; o Dow Jones caiu 0,31% aos 37.592 pontos; o S&P ficou em alta de 0,08% aos 4.783 pontos; o Nasdaq ficou estável aos 14.972 pontos.

BRASIL

A bolsa de valores de São Paulo fechou em alta nesta sessão. Na semana, o Ibovespa caiu 0,78% e marcou a segunda semana de janeiro em queda.

Índice: o Ibovespa subiu 0,26% aos 130.987 pontos.

O dólar caiu 0,37% aos R$4,857 para a venda.

Bom fim de semana!

Investir em 2024? Vai ser Trade! Quer saber como? É só clicar aqui

BrasileuaEuropa