FECHAMENTO: Semana marcada por tensão entre China e EUA

Ibovespa ficou em alta de 0,55% aos 106.471 pontos

Os principais mercados acionários fecharam sem direção única nesta sexta-feira. Os radares estavam voltados para os dados do emprego dos Estados Unidos.

Na semana, entretanto, o clima ficou tenso depois que a China responsabilizou o governo americano pela viagem “desastrosa e inconsequente” da presidente da Câmara dos Representantes americana, Nancy Pelosi, a Taiwan.

Ainda hoje, a pressão entre as duas nações estava elevada, com Pequim mantendo as manobras militares no Estreito de Taiwan e com dirigentes chineses aumentando o tom contra o governo dos Estados Unidos.

Enquanto isso, os preços das commodities, a temporada de resultados, indicadores das demais economias e, principalmente, as atuações dos bancos centrais da Austrália, do Brasil e da Inglaterra também pressionaram os negócios na semana.

Por fim, os principais índices fecharam o dia assim:

Os mercados asiáticos ficaram sem direção. A tensão entre a China e os Estados Unidos voltou para o radar com a viagem de Nancy Pelosi a Taiwan. O mundo está novamente em alerta.

O índice Xangai ficou em alta de 1,19% aos 3.227 pontos. O índice Hang Seng, bolsa de Hong Kong, ficou em alta de 0,14% aos 20.201 pontos. O índice Nikkei 225, bolsa de Tóquio, subiu 0,87% aos 28.175 pontos.

O dia foi negativo nos mercados europeus. Os dados do emprego dos Estados Unidos, o Payroll, ficaram no radar. As apostas sobre como será a nova decisão do Federal Reserve também pesou por lá. Sobre indicadores, em junho, a produção da indústria alemã cresceu 0,4% em relação ao mês anterior, segundo dados provisórios do Destatis.

O índice Stoxx Europe 600 ficou em queda de 0,76% aos 435.72 pontos. O Ibex 35, bolsa de Madri, subiu 0,08% aos 8.168 pontos. O DAX-30, bolsa de Frankfurt, ficou em queda de 0,65% aos 13.573 pontos.

Em Wall Street, os índices também recuaram. As ações de tecnologia, os dados do emprego e o temor pelo Federal Reserve pesaram no sentimento do investidor.

O índice Dow Jones ficou em alta de 0,23%. O S&P caiu 0,16% aos 4.145 pontos. O Nasdaq ficou em queda de 0,50% aos 12.657 pontos.

Por aqui, a bolsa de valores ganhou força e marcou a terceira alta semanal. Temporada de balanços, commodities e o ambiente político interno foram os destaques.

O Ibovespa ficou em alta de 0,55% aos 106.471 pontos.

Já a moeda americana ficou volátil no pregão, perdeu força na semana e foi impactada pelos preços das commodities.

No interbancário, o dólar caiu 1,03% aos R$5,167 para a venda. O turismo ficou em queda de 0,59% aos R$5,359 para a venda.

Bom fim de semana!

Acompanhe mais informações no nosso blog

 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.