Os investidores foram às compras na semana marcada por indicadores relevantes. Apesar do otimismo, em especial com os dados de inflação caindo em diversos países, esse rali não esconde as preocupações com as decisões dos bancos centrais.
Hoje, por exemplo, a inflação da Zona do Euro alimentou os negócios nas bolsas da Europa. No entanto, o tom dos representantes do Banco Central Europeu – BCE vem sendo parecido com o do Federal Reserve, ou seja, que os juros poderão subir.
As dúvidas serão esclarecidas no mês que vem, quando os bancos centrais realizam as últimas reuniões do ano. O Fed e o Banco Central do Brasil definem os juros entre os dias 12 e 13 de dezembro.
Nesta sexta-feira, os índices asiáticos ficaram sem direção, os europeus no azul, os americanos moderados e o brasileiro sustentou alta e cravou acima dos 124 mil pontos. Um dos analistas ouvidos pelo 1Bilhão não descarta os 130 mil até o fim do ano.
Aqui: IBC-BR caiu 0,06% em setembro, diz o BCB
Acompanhe o desempenho de hoje
ÁSIA
As bolsas asiáticas permaneceram sem direção única. Os indicadores dos EUA e a queda nos preços das commodities também refletiram no desempenho, bem como o resultado do encontro entre os presidentes dos EUA e da China.
Índices: o Shanghai caiu 0,11% aos 3.054 pontos o Shenzhen Composite subiu 0,44% aos 1.923 pontos. O Nikkei 225, bolsa de Tóquio, subiu 0,48% aos 33.585 pontos e o Topix subiu 0,95% aos 2.391 pontos.
EUROPA
As bolsas da Europa fecharam moderadas. A euforia da semana deu lugar aos ajustes, com a inflação final de outubro divulgada pelo Eurostat. Hoje, ainda, os números das vendas no varejo do Reino Unido ficaram nos radares.
Aqui: Inflação final da Zona do Euro fica em 2,9%
Índices: o Stoxx Europe 600 caiu 1,01% aos 455.82 pontos. O DAX30, bolsa de Frankfurt, subiu 0,84% aos 15.919 pontos. O CAC-40, bolsa de Paris, subiu 0,91% aos 7.233 pontos.
ESTADOS UNIDOS
Os índices de Wall Street subiram na semana, mas ficaram divididos entre ganhos moderados a estabilidade na sessão. O mercado ainda analisava os dados econômicos dos últimos dias, enquanto isso já especulam sobre a decisão do Federal Reserve para com os juros.
Índices: o Dow Jones ficou estável aos 34.947 pontos. O S&P subiu 0,13% aos 4.514 pontos. O Nasdaq ficou estável aos 14.125 pontos.
BRASIL
A bolsa de valores de São Paulo fechou em alta. O investidor manteve o otimismo com declarações vindas de Brasília sobre o déficit fiscal, bem como as declarações de membros de bancos centrais. Hoje, o mercado analisou o resultado do Índice de Atividade Econômica – IBC-BR de setembro, que ficou abaixo do consenso do mercado. O indicador é uma proxy do PIB.
Índice: o Ibovespa subiu 0,11% aos 124.773 pontos.
O dólar fechou em alta de 0,73% aos R$4,906 para a venda.
Day Trade gerando interesses. Quer saber como? É só clicar aqui