Os investidores abandonaram o rali de começo de ano e decidiram pisar no freio. A aversão ao risco global ocorre com conflito geopolítico no Oriente Médio, com a guerra da Ucrânia e Rússia completando quase dois anos e, mais recente, a rebeldia do grupo Houthi, Iêmen, contra os navios que cruzam o Mar Vermelho.
Apesar de todos esses fatores, os negociadores também estão atentos aos dados econômicos da reta final de 2023. Amanhã, por exemplo, o Federal Reserve divulga o Livro Bege e, hoje à noite, a China solta uma série de números que poderão mexer com o sentimento do investidor.
Por aqui, o Ibovespa “queimou a gordura” acumulada na reta final de dezembro. O imbróglio prossegue entre o Executivo e o Legislativo com a reoneração da folha de pagamento, entre outros temas relevantes para a economia doméstica.
O Ibovespa fechou em queda e o dólar disparou.
ÁSIA
As bolsas asiáticas fecharam em campo negativo, já que os investidores ficaram sem a referência dos EUA. No entanto, a cautela que predominou a região também ficou por conta dos indicadores que a China vai divulgar essa noite.
Índices: o Hang Seng, bolsa de Hong Kong, caiu 2,16% aos 15.865 pontos; o Shanghai, bolsa da China, subiu 0,27% aos 2.893 pontos; o Nikkei 225, bolsa de Tóquio, ficou estável aos 35.619 pontos.
EUROPA
As bolsas da Europa mantiveram as perdas pelo segundo dia, com os investidores analisando a inflação acelerando na Alemanha. As declarações de representantes dos bancos centrais que estão no Fórum Econômico Mundial de Davos, Suíça, também estavam entre os pontos de atenção dos mercados.
Índices: o Stoxx Europe 600 caiu 0,24% aos 473.06 pontos; o FTSE-100, bolsa de Londres, caiu 0,48% aos 7.558 pontos; o DAX-30, bolsa de Frankfurt, ficou em queda de 0,30% aos 16.571 pontos.
ESTADOS UNIDOS
Os índices de Wall Street renovaram as perdas na volta do feriado de Martin Luther King. Os investidores estão esperando os números dos grandes players referentes ao quarto trimestre de 2023.
Índices: o Dow Jones ccaiu 0,62% aos 37.361 pontos;o S&P recuou 0,37% aos 4.765 pontos; e o Nasdaq caiu 0,19% aos 14.944 pontos
BRASIL
A bolsa de valores de São Paulo fechou em queda, com o índice principal perdendo os 130 mil pontos nesta sessão. A volta do feriado nos EUA foi negativa nos mercados e promoveu forte aversão ao risco. O investidor esperou pelos dados econômicos, ganhos medíocres nos primeiros balanços financeiros e, principalmente, já fazendo as apostas sobre as decisões de juros pelos bancos centrais.
Índices: o Ibovespa caiu 1,60% aos 129.294 pontos.
O dólar subiu 1,22% aos R$4,925 para a venda.