A inflação e a temporada de balanços estão nos radares dos investidores, que hoje partiram para o risco enquanto aguardam.
Amanhã, o IBGE vai apresentar os dados do IPCA de junho. Com isso, hoje, o mercado financeiro já estava eufórico em busca de pistas no conteúdo do Boletim Focus. Dependendo do resultado, o que se espera é o início do corte na taxa Selic na reunião do Banco Central em agosto.
Na quarta-feira (12), a atenção estará voltada para o índice de preços ao consumidor dos Estados Unidos. Essa inflação é bem aguardada, porque o mercado espera por mais um recuo e sugerindo também uma mudança de trajetória dos juros pelo Federal Reserve.
Sobre a temporada de balanços financeiros, o pontapé inicial será dado na sexta-feira (14) pelos bancões americanos como o Wells Fargo, City, JPMorgan, Goldman Sachs, entre outros.
Nesta sessão, o Ibovespa corrigiu a alta recente e o dólar fez um ajuste técnico.
Acompanhe o desempenho de hoje
ÁSIA
Os mercados fecharam sem direção única. Os números da economia chinesa ficaram entre os destaques, com as expectativas elevadas para estímulos por parte de Pequim. A inflação chinesa perdeu força em junho.
Índices: o Hang, Seng, bolsa de Hong Kong, ficou em alta de 0,62% aos 18.479 pontos. O Xangai, China, ficou em alta de 0,22% aos 3.203 pontos. O índice Nikkei 225, bolsa de Tóquio, ficou em queda de 0,61% aos 32.189 pontos.
EUROPA
As bolsas de ações da Europa voltaram para o campo positivo nesta segunda-feira. Os investidores aproveitaram a agenda fraca para recuperar as perdas.
Índices: o Stoxx Europe 600 subiu 0,18% aos 448.47 pontos em Londres. O DAX-30, bolsa de Frankfurt, subiu 0,45% aos 15.673 pontos. O PSI-20 (Lisboa) ficou em alta de 0,22% aos 5.902 pontos.
ESTADOS UNIDOS
A bolsa de Nova York fechou em alta nesta sessão. Depois de uma sequência no vermelho, a busca pelo risco ocorreu antes da apresentação dos dados da inflação e também do início da temporada de balanços.
Índices: o Dow Jones ficou em alta de 0,62% aos 33.944 pontos. O S&P ficou em alta de 0,24% aos 4.409 pontos. O Nasdaq ficou em alta de 0,18% aos 13.685 pontos.
BRASIL
A bolsa de valores de São Paulo devolveu a alta do último pregão nesta segunda-feira. Os investidores já estão preparados para os números do IPCA. Por outro lado, os arranjos corporativos pesaram nos desempenhos de algumas ações. Grande parte das empresas brasileiras estão em período de silêncio ou apresentando relatórios operacionais.
Índice: o Ibovespa ficou em queda de 0,80% aos 117.942 pontos.
O dólar fechou em alta de 0,34% aos R$4,883 para a venda.
Quer saber sobre Day Trade? É só clicar aqui