Os índices acionários ficaram sem direção única, com o mercado esperando pelos números da agenda econômica e também atentos aos balanços financeiros das grandes empresas. No entanto, o foco central permaneceu no avanço da guerra entre Israel e o grupo extremista islâmico Hamas.
Pela manhã, os mercados da Ásia e da Europa ainda fecharam moderadas. Já os índices dos EUA ficaram estáveis e o do Brasil devolveu os ganhos do dia anterior.
No meio desta tarde, o conflito Israel – Hamas ganhou proporções. Um ataque de míssil contra um hospital em Gaza acabou elevando ainda mais a tensão. Ainda não se sabe o número de mortos e nem quem fez o disparo. Israel acusa a Jihad islâmica.
Por outro lado, o grau de preocupação é ainda maior com a chegada do presidente dos EUA Joe Biden a Israel amanhã, que para os analistas vem num momento de “caos”.
Fora o conflito, os investidores esperam pelos dados econômicos da China e também os resultados financeiros das grandes empresas referentes ao terceiro trimestre deste ano.
ÁSIA
As bolsas voltaram para o campo positivo, com os maiores ganhos para as do Japão e da Coreia do Sul. A tensão promovida pela guerra entre Israel e o grupo extremista islâmico Hamas ficaram entre os pontos de atenção dos mercados.
Índices: o Hang Seng, bolsa de Hong Kong, subiu 0,75% aos 17.773 pontos. O Shenzhen Composite ficou estável aos 1.884 pontos. O Nikkei 225, bolsa de Tóquio, subiu 1,20% aos 32.040 pontos.
EUROPA
As bolsas fecharam com ganhos moderados. Os investidores seguiram monitorando os dados financeiros do terceiro trimestre de 2023. Enquanto isso, as especulações estão voltadas para as taxas de juros, em especial do Federal Reserve e do Banco Central Europeu. A tensão do conflito entre Israel e o Hamas segue no centro das atenções.
Índices: o Stoxx Europe 600 caiu 0,10% aos 449.76 pontos. O DAX30, bolsa de Frankfurt, subiu 0,09% aos 15.251 pontos. O CAC-40, bolsa de Paris, subiu 0,11% aos 7.029 pontos.
ESTADOS UNIDOS
Os índices de Wall St. ficaram estáveis depois que os dados econômicos superaram as projeções. Contudo, o agravamento da guerra Israel – Hamas deixou os investidores cautelosos. Os rendimentos dos Treasuries dispararam para perto dos 5%.
Índices: o Dow Jones ficou estável aos 33.997 pontos. O S&P ficou estável aos 4.373 pontos. O Nasdaq ficou em queda de 0,25% aos 13.533 pontos.
BRASIL
A bolsa de valores de São Paulo perdeu força. A cautela permaneceu nos indicadores econômicos, tanto do Brasil como dos EUA. Além disso, os investidores seguem preocupados com os rumos do conflito no Oriente Médio.
Índice: o Ibovespa caiu 0,54% aos 115.908 pontos.
O dólar ficou estável aos R$5,035 para a venda.
Day Trade gerando interesses. Quer saber como? É só clicar aqui