FECHAMENTO: Fed sinaliza recessão e mercados reagem

Ibovespa caiu 0,60% aos 98.672 pontos

O Federal Reserve sinalizou recessão nos Estados Unidos e os mercados de ações reagiram imediatamente. O presidente do Fed, Jerome Powell, fez um balanço das atuações do banco central ao Congresso dos Estados Unidos, citou a alta da inflação, os esforços para trazer o índice para 2% ainda esse ano, destacou o setor de trabalho e a “probabilidade” do país enfrentar uma recessão.

Os depoimentos de Powell ao Comitê Bancário do Senado, por dois dias, atraíram as atenções dos investidores e geraram fortes liquidações nas bolsas de ações.

Além disso, os números da economia chinesa, a continuidade da guerra na Ucrânia, com a Rússia interrompendo o fornecimento de gás para diversos países europeus, inclusive para a maior economia da região, a Alemanha, também elevaram o mau humor nos mercados.

Todos esses fatores já estão sendo representados nos indicadores econômicos, como os índices dos Gerentes de Compras – PMIs da Zona do Euro.

Por fim, ainda no cenário externo, as principais commodities, como o petróleo e o minério de ferro, caíram e mexeram com as ações das gigantes dos dois setores.

No cenário doméstico, as reações negativas na bolsa de valores ficaram por conta das incertezas que rondam a interferência do Governo Federal na Petrobras (PETR4), com o risco fiscal voltando para a mesa, e com o Banco Central do Brasil – BCB endurecendo o tom na ata da última reunião. Hoje, o IBGE divulgou o IPCA-15.

De volta aos mercados, nesta sexta-feira, os índices de Wall Street voltaram para o campo positivo. As bolsas da Europa também reagiram positivamente. As asiáticas ficaram divididas e a bolsa do Brasil ganhou força.

O dólar também subiu e fechou a semana com valorização de 2,10%.

Acompanhe o resumo dos mercados

Ásia: o índice Xangai ficou em alta de 0, 89% aos 3.349 e o Shenzhen Composite ficou em alta de 1,32% aos 2.192.

Europa: o PSI-20, bolsa de Lisboa, ficou em alta de 1,84% aos 6.030 pontos. O CAC-40, bolsa de Paris, ficou em alta de 3,23% aos 6.073 pontos.

Estados Unidos: o Dow Jones subiu 2,68% aos 31.500 pontos. O S&P ficou em alta de 3,06% aos 3.911 pontos. O Nasdaq ficou valorizado em 3,34% aos 11.607 pontos.

Brasil: o Ibovespa caiu 0,60% aos 98.672 pontos.

Moedas: o dólar fechou em alta de 0,44% aos R$5,252 para a venda. O turismo subiu 1,05% aos R$5,457 para a venda.

Bom fim de semana!

Gostou deste conteúdo e quer saber mais? É só clicar aqui 

Veja também no nosso blog

você pode gostar também

Comentários estão fechados.