O dia foi marcado por dados econômicos, bem como pelos resultados financeiros de grandes empresas, em especial as de tecnologia e de grandes bancos.
Do lado externo, as expectativas estavam voltadas para os dados do PIB do terceiro trimestre dos EUA, que surpreendeu e elevou ainda mais as apostas de como será a decisão do Federal Reserve para com as taxas de juros.
Ainda lá fora, o Banco Central Europeu manteve os juros, num movimento contrário depois de 10 altas consecutivas.
No ambiente doméstico, os investidores analisaram os desempenhos dos demais mercados, mas descolaram da aversão ao risco e partiram para as compras. O bom humor ficou por conta da prévia da inflação medida pelo IPCA-15.
Por aqui, a temporada de balanços ganha força, com o mercado aguardando pelas gigantes como Petrobras (PETR4), Vale (VALE3), Embraer (EMBR3), bancos, entre outros players.
Leia também: Banco Central Europeu mantém juros em 4,5%
Leia também: PIB dos EUA sobe 4,9% no 3T23; a maior alta em dois anos
Leia também: Prévia da inflação é de 0,21%, diz IBGE
Leia também: Imóvel pode ser tomado sem a Justiça
Leia também: Vale (VALE3) paga R$2,33 por ação
Acompanhe o desempenho de hoje
ÁSIA
As bolsas ficaram divididas. Os investidores estavam analisando os desempenhos dos demais mercados no dia anterior. Os resultados das empresas de tecnologia estavam entre os destaques, bem como a temporada de resultados.
Índices: o índice Hang Seng, bolsa de Hong Kong, caiu 0,24% aos 17.044 pontos. O Shangai subiu 0,48% aos 2.988 pontos o Shenzhen Composite ficou em alta de 0,45% aos 1.825 pontos.
EUROPA
As bolsas voltaram para o negativo, com os investidores analisando os desempenhos dos balanços financeiros. Por outro lado, a decisão do Banco Central Europeu – BCE em manter os juros também estava na mesa. O conflito no Oriente Médio segue gerando tensão.
Índices: o Stoxx Europe 600 ficou em queda de 0,48% aos 433.20 pontos. O FTSE-MIB, bolsa de Milão, subiu 0,29% aos 27.507 pontos. O IBEX-35, bolsa de Madri, caiu 0,24% aos 8.962 pontos.
ESTADOS UNIDOS
Os índices de Wall Street azedaram pelo terceiro dia consecutivo. Os investidores estavam decepcionados com os resultados financeiros de Big Tech. Pesaram também os rendimentos dos títulos do Tesouro, os dados do setor de trabalho e, principalmente, o PIB.
Índices: o Dow Jones ficou em queda de 0,76% aos 32.784 pontos. O S&P ficou em queda de 1,18% aos 4.137 pontos. O Nasdaq ficou em queda de 1,76% aos 12.595 pontos.
BRASIL
A bolsa de valores de São Paulo fechou em alta Os investidores estavam animados com os papéis da Vale (VALE3). As ações dos bancos subiram com uma decisão do Supremo Tribunal Federal – STF. O IPCA-15 também animou os negócios.
Índice: o Ibovespa ficou em alta de 1,73% aos 114.776 pontos.
O dólar fechou em queda de 0,23% aos R$4,990 para a venda.
Day Trade gerando interesses. Quer saber como? É só clicar aqui