O dia foi de muitas análises depois dos juros anunciados pelos bancos centrais dos EUA e da Europa.
Seguindo praticamente a mesma linha do Federal Reserve, o Banco Central Europeu decidiu elevar a taxa de juros para a Zona do Euro em 0,25 p.p., com a taxa saindo de 4,0% para os 4,25%.
Coincidência ou não, a verdade é que a presidente do BCE, Christine Lagarde, também deixou no ar as próximas medidas sobre a política monetária para o bloco europeu. Esse sim ou não deu alívio aos mercados acionários.
Os investidores também acompanharam atentamente as divulgações de resultados financeiros, tanto lá fora quanto aqui. A maioria foi anunciada depois do fechamento dos negócios e que darão preços às ações apenas amanhã.
Hoje, o grande driver do dia foi o resultado do PIB dos EUA para o segundo trimestre do ano, alta em 2,4% se comparado com o mesmo período do ano passado. Aliás, o rumo da economia americana foi citado pelo presidente do Fed, Jerome Powell. Ontem, em coletiva de imprensa, o Fed-boss disse que ficou surpreso com os recentes números do País.
Por fim, o Ibovespa devolveu a alta exagerada do dia anterior e o dólar ganhou ligeira força sobre o real. A banda psicológica dos R$4,70 foi mantida.
Acompanhe o desempenho de hoje
ÁSIA
As bolsas asiáticas ganharam tração nesta quinta-feira. Os investidores acompanharam o movimento das demais, que também subiram no dia anterior depois da decisão dos juros pelo Federal Reserve. Os resultados financeiros e também os estímulos da China ficaram nos radares.
Índices: o Hang, Seng, bolsa de Hong Kong, subiu 1,41% aos 19.639 pontos. O Xangai, China, caiu 0,20% aos 3.216 pontos. O índice Nikkei 225, bolsa de Tóquio, subiu 0,68% aos 32.891 pontos. O Kospi, bolsa de Seul, subiu 0,44% aos 2.603 pontos.
EUROPA
As bolsas europeias dispararam nesta quinta-feira, isso depois que o Banco Central Europeu – BCE apresentou a decisão monetária. Além disso, os sinais de que o Conselho do BCE ainda tem cautela sobre os novos aumentos elevou a disposição para as compras. Na mesma linha, o mercado analisou a alta dos juros também nos EUA pelo Federal Reserve.
Índices: o Stoxx Europe 600 subiu 1,35% aos 471.74 pontos em Londres. O DAX-30, bolsa de Frankfurt, subiu 1,70% aos 16.406 pontos. O Ibex 35, bolsa de Madri, subiu 0,98% aos 9.694 pontos. O PSI-20, bolsa de Lisboa, caiu 1,36% aos 6.273 pontos.
ESTADOS UNIDOS
Wall Street corrigiu nesta quinta-feira, com os investidores ainda analisando a alta dos juros pelo Federal Reserve. Por outro lado, o que se viu foi um pouco de realização, já que os pesos pesados na bolsa de Nova York subiram bastante este mês de julho. O Dow Jones, por exemplo, vem na sequência de 13 dias consecutivos no azul.
Índices: o Dow Jones ficou em queda de 0,67% aos 35.282 pontos. O S&P ficou em queda de 0,64% aos 4.53 pontos. O Nasdaq ficou em queda de 0,55% aos 14.050 pontos.
BRASIL
O Ibovespa devolveu a alta do dia anterior, com os investidores aproveitando para realizar lucros. O mercado também estava debruçado nos resultados financeiros, bem como nas notícias corporativas e preços de commodities.
Índice: o Ibovespa em queda de 2,10% aos 119.989 pontos.
O dólar ficou em alta de 0,65% aos R$4,759 para a venda.
Quer saber sobre Day Trade? É só clicar aqui