A correção permaneceu no mercado acionário global por mais um dia, considerando que os investidores estavam preocupados com os números mistos da economia chinesa e americana.
Nos EUA, mesmo com uma ligeira recuperação na produção industrial, os demais indicadores ficaram praticamente inalterados. Contudo, as vendas no varejo subiram e despertaram a cautela.
O número mostra que os americanos estão comprando mais, o que poderá elevar a taxa de inflação e contribuir para uma “possível” decisão do Federal Reserve sobre os juros.
Os traders também permanecem atentos aos balanços financeiros, na tensão no Mar Vermelho, no conflito entre Israel e o grupo rebelde Hamas e, principalmente, no reforço que a Coreia do Norte vem dando à Rússia para manter os ataques na Ucrânia.
Por aqui, o Ibovespa renovou a queda, mesmo em dia de vencimento de opções.
O dólar ficou em alta marginal.
ÁSIA
As bolsas asiáticas renovaram as perdas nesta sessão, com os investidores analisando os indicadores mistos da China. A tensão no Mar Vermelho mantém a apreensão nas empresas de navegação comercial e já reflete nos preços dos importados, em especial das commodities.
Índices: o Hang Seng, bolsa de Hong Kong, caiu 3,71% aos 15.276 pontos; o Shanghai, bolsa da China, caiu 2,09% aos 2.833 pontos; o Nikkei 225, bolsa de Tóquio, ficou em queda de 0,40% aos 35.477 pontos.
EUROPA
As bolsas da Europa acompanharam o mau humor global nesta quarta-feira. As declarações de representantes dos bancos centrais no Fórum Econômico Mundial de Davos, Suíça, pesaram nos desempenhos. Dados da China e EUA estavam nos radares.
Índices: o Stoxx Europe 600 caiu 1,13% aos 467.71 pontos; o FTSE-100, bolsa de Londres, caiu 1,48% aos 7.446 pontos; o DAX-30, bolsa de Frankfurt, ficou em queda de 0,84% aos 16.431 pontos.
ESTADOS UNIDOS
Os índices de Wall Street fecharam em campo negativo. Os negócios tiveram influências dos indicadores da China e dos EUA. O Livro Bege não fez preços nos ativos e os rendimentos dos Treasuries subiram.
Índices: o Dow Jones caiu 0,25% aos 37.266 pontos;o S&P recuou 0,56% aos 4.739 pontos; e o Nasdaq caiu 0,59% aos 14.855 pontos.
BRASIL
A bolsa de valores de São Paulo fechou em queda nesta sessão. O dia foi de vencimento de opções sobre o índice principal. O investidor acompanhou os demais, com a agenda da China e dos EUA pesada.
Índices: o Ibovespa caiu 0,60% aos 128.523 pontos.
A moeda subiu 0,09% aos R$4,930 para a venda.