A baixa liquidez e a agenda fraca marcaram o dia no mercado acionário global. O que se viu foi o investidor embolsando algum lucro, índices corrigindo e outros refletindo dados econômicos enfraquecidos.
Todo esse cenário foi influenciado também pela ausência das bolsas americanas, com o país em feriado pelo dia da Independência.
No cenário doméstico, os investidores acompanharam as notícias vindas de Brasília, em especial com a sabatina de dois indicados para o Banco Central do Brasil na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Foram aprovados: Gabriel Galípolo, equipe de Política Monetária, e Ailton de Aquino Santos, equipe de Fiscalização. A decisão será agora em Plenário.
Enquanto isso, os arranjos corporativos fizeram preços em vários papéis e o índice principal corrigiu a alta recente.
Acompanhe o desempenho de hoje
ÁSIA
Os mercados acionários asiáticos fecharam sem direção única. Foi um dia de ajuste, com poucos indicadores econômicos. Por outro lado, os investidores da China estão vivendo de esperanças, com as apostas de mais estímulos econômicos por parte de Pequim. De outro lado, o Banco Reserve da Austrália – RBA manteve a taxa de juros.
Índices: o Hang, Seng, bolsa de Hong Kong, ficou em alta de 0,57% aos 19.415 pontos. O Xangai, China, ficou estável aos 3.245 pontos. O índice Nikkei 225, bolsa de Tóquio, ficou em queda de 0,98% aos 33.422 pontos.
EUROPA
Os mercados acionários da Europa corrigiram nesta terça-feira. O dia de agenda praticamente esvaziada também ajudou no desempenho. Apenas o Destatis divulgou os números da balança comercial da Alemanha e o Serviço Público Estadual da Espanha apresentou os índices do setor de trabalho.
Índices: o FTSE-MIB, bolsa de Milão, caiu 0,21% aos 28.386 pontos. O CAC-40, bolsa de Paris, ficou em queda de 0,23% aos 7.369 pontos. O FTSE-100, bolsa de Londres, ficou em queda de 0,10% aos 7.519 pontos.
BRASIL
A bolsa de valores de São Paulo acompanhou as demais, com os investidores aproveitando o dia fraco de indicadores e sem a referência dos Estados Unidos. O grande destaque desta sessão foi a Braskem (BRKM5), depois da Novonor anunciar que achou pertinente a proposta da Unipar Carbocloro para aquisição da petroquímica.
Índice: o Ibovespa ficou em queda de 0,50% aos 119.076 pontos.
O o dólar subiu 0,67% aos R$4,840 para a venda.
Quer saber sobre Day Trade? É só clicar aqui