Expectativa de pacote de auxílio financeiro eleva ações mundiais nesta sexta

As ações mundiais se mantiveram em altas recordes na sexta-feira (4), impulsionadas pelas perspectivas crescentes de um pacote de estímulo econômico dos EUA, enquanto o desejo por ativos mais arriscados manteve o dólar porto-seguro em uma baixa de dois anos e meio.

Segundo a Reuters, um plano bipartidário de US$ 908 bilhões para a ajuda ao coronavírus ganhou impulso no Congresso dos EUA na quinta-feira, quando legisladores conservadores expressaram seu apoio.

“Um acordo antes do final do ano parecia quase impossível há algum tempo, mas agora um pacote de cerca de US $ 1 trilhão parece estar ao alcance”, disse Norihiro Fujito, estrategista-chefe de investimentos da Mitsubishi UFJ Morgan Stanley Securities.

AÇÕES: FED

O Federal Reserve dos EUA também deve ajustar as orientações sobre seu esquema de compra de ativos no final deste mês. O Banco Central Europeu parece certo aumentar sua compra de títulos na próxima semana.

O índice de ações mundiais da MSCI subiu 0,1% em direção ao recorde do dia anterior. Ele está definido para uma quinta semana consecutiva de ganhos, que viram um aumento de 15%.

As ações asiáticas atingiram seu próprio recorde da noite para o dia. O índice mais amplo do MSCI de ações da Ásia-Pacífico fora do Japão subiu 0,82%, superando a alta de 25 de novembro, liderado por ganhos no setor de tecnologia. O Nikkei do Japão caiu 0,22% na realização de lucros.

Europa

A Europa então viu o índice FTSE 100 da Grã-Bretanha atingir o máximo de nove meses e as ações da zona do euro em níveis semelhantes. Os rendimentos dos títulos do governo alemão – que se movem inversamente ao preço – atingiram uma baixa de três dias de -0,557%.

A libra esterlina mudou de mãos a $ 1,3116, tendo atingido uma alta de três meses na quinta-feira, com os comerciantes esperando por um acordo comercial entre a União Europeia e o Reino Unido.

Mas como as negociações continuaram para garantir o acordo da Brexit antes que um período de transição expire no final do mês, um ministro britânico disse na sexta-feira que as negociações estavam em uma fase difícil, indicando que as chances de um avanço estavam diminuindo. A França poderia vetar um mau negócio, disse um ministro francês.

PAYROLLS DOS EUA

Em Nova York, o S&P 500 anulou ganhos anteriores depois que o Wall Street Journal informou que a Pfizer havia cortado pela metade a meta para lançar sua vacina COVID-19 devido a problemas em sua cadeia de suprimentos.

O dano não durou muito, com os futuros de S & P500 ganhando 0,19% nas negociações do início da sexta-feira.

O foco agora está nos principais dados da folha de pagamento não agrícola dos EUA às 13h30 GMT, com previsão de um aumento de 469.000 em novembro, de acordo com uma pesquisa da Reuters.

O clima otimista fez com que o dólar americano perdesse terreno para outras moedas importantes.