Emplacamentos de veículos cai 5,4% em setembro no comparativo com agosto. Na relação com o mesmo mês de 2022, a alta foi de 4,8%.
A pesquisa da FENABRAVE, divulgada nesta terça-feira (03/10), revelou também que no acumulado ano, considerando janeiro a setembro, o setor registra crescimento de 12,5%, com quase todos os segmentos – à exceção de caminhões – apresentando resultado positivo sobre o acumulado do ano passado, ainda que desacelerando sobre o resultado acumulado em agosto.
“Apesar da queda em setembro, justificada pelo número menor de dias úteis, de maneira geral, o mercado demonstrou recuperação nas vendas diárias em relação a agosto. No entanto, os desafios do setor automotivo permanecem, com o crédito restrito e a diminuição do poder de compra da população ainda dificultando o acesso das pessoas a veículos novos” , analisa Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE.
Segundo dados da entidade, a média de emplacamentos diários de automóveis e comerciais leves foi de 8.560 unidades, em agosto, contra 9.372 unidades em setembro, num aumento de quase 9,5% de um mês para o outro. “Isso mostra que o mercado está se reerguendo, em boa parte graças às vendas corporativas, mas ainda num ritmo abaixo do esperado para a escala necessária, principalmente, no varejo” , comenta Andreta Jr.
Resumo da Pesquisa
Automóveis e Comerciais leves
Os segmentos se recuperaram nos emplacamentos diários, na comparação com agosto. A alta foi de 3,90% em 12 meses.
Automóveis e Comerciais Leves Eletrificados
Os automóveis e comerciais leves eletrificados somaram 8.458 emplacamentos no mês, sendo 6.629 híbridos e 1.829 elétricos. No ano, são 57.522 unidades emplacadas, com os híbridos representando 86,6% do total emplacado. Queda de 9,56% no comparativo mensal. Acumulado entre setembro do ano passado frente a este ano, a alta é de 32,30%.
Motocicletas
O segmento de motocicletas continua aquecido em 2023, apesar da alta restrição de crédito. Alta em 12 meses de 9,27%.
Motocicletas Eletrificadas
As motocicletas eletrificadas somam 6.473 unidades no ano até o momento. Em setembro, foram emplacadas 665 unidades, contra 705 em agosto, cujo mês foi prejudicado por problemas nas importações.Queda de 21,86% em 12 meses
Caminhões
Os emplacamentos de caminhões permanecem em movimento de ajuste de mercado, devido à introdução do EURO 6. Queda de 5,83% em 12 meses até setembro.
Ônibus
Apesar da ligeira retração no mês, o segmento segue positivo em 2023. Alta em 5,83% em 12 meses até setembro.
Tratores e Máquinas Agrícolas
Por não serem emplacados, Tratores e Máquinas Agrícolas apresentam dados com um mês de defasagem, pois dependem de levantamentos junto aos fabricantes.
“O segmento teve melhora em função do faturamento de pedidos que estavam em carteira e, também, da necessidade de tratores para plantio da Safra 23/24” , diz Andreta Jr. Queda de 9,18% em 12 meses.
Quer saber sobre Day Trade? É só clicar aqui
Comentários estão fechados.