Dólar recua ante real com exterior otimista por transição nos EUA

O dólar abriu esta terça-feira em queda contra o real, acompanhando o clima no exterior depois que a administração Trump deu o sinal verde para o início de uma transição de governo nos Estados Unidos, embora analistas não descartassem as chances de volatilidade no mercado de câmbio doméstico em meio a dúvidas persistentes sobre a saúde fiscal do Brasil.

Segundo a Reuters, os investidores também ficavam de olho na alta de 0,81% do IPCA-15 em novembro, sobre avanço de 0,94% no mês anterior, segundo o IBGE.

Às 9:08, o dólar recuava 0,35%, a 5,4165 reais na venda, enquanto o contrato mais negociado de dólar futuro perdia 0,31%, a 5,424 reais.

A moeda norte-americana à vista fechou o último pregão em alta de 0,90%, a 5,4353 reais na venda.

Nesta terça-feira, o Banco Central fará leilão de swap tradicional para rolagem de até 12 mil contratos com vencimento em abril e agosto de 2021.

Joe Biden

Ações, petróleo e moedas de risco, incluindo bitcoin, ganharam na terça-feira (24) como sinal verde para o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, começar sua transição, polindo um novembro já impulsionado pelas vacinas COVID-19.

Os mercados europeus seguiram os ganhos das ações asiáticas e americanas, com o índice STOXX 600 de base ampla subindo 0,6% e o petróleo Brent subindo para seu nível mais alto desde março, a $ 46,52 o barril. Ativos de portos seguros, como ouro, caíram.

Contestações

Após semanas de contestações legais aos resultados das eleições, o chefe da Administração de Serviços Gerais dos Estados Unidos, Emily Murphy, escreveu a Biden na segunda-feira informando-o de que o processo formal de transferência poderia começar.

O presidente Donald Trump tuitou que disse a sua equipe “faça o que for necessário em relação aos protocolos iniciais”, uma indicação de que ele estava caminhando para uma transição.