Os mercados internacionais despertaram nesta segunda-feira (23) com uma ponta de esperança por conta do avanço das pesquisas de vacinas para o novo coronavírus (Covid-19).
Segundo a Reuters, as ações e os preços do petróleo subiram, enquanto o dólar caiu, com os investidores depositando esperanças de recuperação econômica nas vacinas, mesmo com o mundo lutando com o aumento do número de casos e atrasos no novo estímulo dos EUA.
Índice STOXX
O índice STOXX das 600 maiores ações da Europa subiu 0,5% para seu maior valor desde fevereiro, depois que a AstraZeneca se tornou a mais recente grande fabricante de medicamentos a dizer que sua vacina contra o vírus poderia ser cerca de 90% eficaz.
Os futuros do petróleo Brent subiram quase 2%, já que os comerciantes vislumbraram uma recuperação na demanda devido aos testes de vacinas bem-sucedidos, enquanto o euro subiu para 1,1864, com o dólar testando o fundo de uma faixa em que tem estado nos últimos meses.
AstraZeneca
A vacina desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford é o terceiro grande ensaio a relatar sucesso depois da Moderna Inc e da Pfizer Inc com a BioNTech SE da Alemanha, enviando investidores cansados da pandemia a assumir riscos na esperança de uma recuperação econômica rápida.
O otimismo deles também veio depois que um alto funcionário do esforço de desenvolvimento de vacinas do governo dos EUA disse no domingo que as primeiras vacinas poderiam ser dadas a profissionais de saúde dos EUA e outros recomendados até meados de dezembro.
Covid-19
Apesar do cenário de aceleração das infecções por COVID-19 nos Estados Unidos, a previsão ajudou a aumentar as esperanças de que os bloqueios que paralisaram a economia global possam estar chegando ao fim.
O índice de gerentes de compras composto de flash da IHS Markit, que acompanha os setores de manufatura e serviços que, juntos, respondem por mais de dois terços da economia alemã, caiu para 52,0 de 55,0.
Ações europeias
A recuperação das ações europeias elevou os ganhos da região em novembro para 15% e seguiu-se a outro recorde de alta para as ações asiáticas, mesmo antes do anúncio das últimas notícias sobre vacinas.
O índice mais amplo do MSCI de ações da Ásia-Pacífico fora do Japão parecia definido para terminar o dia 0,8% mais alto.
As ações australianas ganharam 0,3% com o país abrandando algumas restrições da COVID-19. A maior parte do país não viu novas infecções ou mortes na comunidade nas últimas semanas.
Os bluechips chineses haviam terminado 1% mais alto, o KOPSI de Seul subiu 1,9% e Bangkok saltou 2,2%, atingindo a maior alta em cinco meses.
- Acesse o Telegram do 1Bilhão.