Confira as melhores dicas para garantir uma renda extra no final do mês

Considerar os conceitos de economia solidária, consumo consciente e planejamento são algumas dicas para alcançar a tão sonhada organização financeira

Dada a largada para o final do ano, recheado de festas e gastos, a demanda por renda extra estabelece um balanço do que é preciso ser feito de forma diferente em 2022. Sendo assim, ter um bom planejamento pode fazer toda a diferença, principalmente, quando nos referimos às questões financeiras.

Em primeiro lugar, basta saber que para começar este planejamento dos gastos e custos, não é necessário ser um especialista em finanças ou economia. No entanto, é importante ter foco para traçar metas e objetivos e realizá-los de acordo com o cronograma estabelecido.

Isto posto, Élson de Souza Pereira, docente do curso Técnico em Finanças do Senac São Paulo, ressalta que o principal passo é avaliar a renda frente às despesas necessárias.

Planejamento de gastos

Tendo em vista que, as pessoas tendem a projetar o que pretendem receber, no entanto, é fundamental projetar os pagamentos de contas previstos, avaliando os possíveis déficits, buscando sempre encontrar as melhores opções em empréstimos e financiamento. Além disso, verificar superávits e as melhores opções para investimentos.

Sendo assim, realizar anotações, utilizar planilhas, plataformas também podem ser uma opção,  para ter uma noção mais ampla dos gastos mensais.

“Além da principal dica que é gastar menos que o orçamento mensal, um ponto importante para quem quer gerenciar melhor os gastos é ter controle de todas as despesas mensais. O valor dos gastos deve sempre ser inferior ao valor da renda”, destaca o docente.

Dicas para gerenciar gastos

Pensando nisso, Élson listou algumas dicas de como fazer a distribuição dos gastos de forma efetiva:

A princípio, o docente do curso Técnico em Finanças, recomenda separar uma parte para os custos essenciais à manutenção da sua capacidade de trabalho. Bem como, alimentação, vestuário, moradia, saúde, educação, entre outros.

Em seguida, uma outra parte pode ser reservada para investimentos a fim de que se possa alcançar uma renda extra no futuro ou manter uma reserva para imprevistos. Além do mais, uma pequena parcela pode ser destinada para as despesas com lazer, diversão e entretenimento.

Vale ressaltar que, os gastos essenciais devem ser a prioridade, seguidos dos investimentos e com o que sobrar pode-se aplicar em despesas, necessárias, mas não tão importantes como os custos e investimentos.

Por fim, é de extrema importância fugir dos juros e comprar à vista. Sendo assim, pode-se utilizar o cartão de crédito como um meio de pagamento. Portanto, nunca como uma forma de empréstimo ou financiamento, portanto, nada de pagar o valor mínimo da fatura.

Ilustração de renda extra

Investimento em renda extra

Dentro desse cenário, uma saída viável pode ser fazer renda extra. De acordo com alguns especialistas, investir em uma renda extra nesse momento pode ser uma boa ideia para encerrar o ano com mais folga ou salvar o orçamento.

Isto posto, gastar menos do que se ganha é importante, no entanto, o plano para aumentar a renda deve estar em destaque nos planos.

Além do aperfeiçoamento profissional, promoções e progressões no trabalho, fique atento aos seus hobbies, habilidades e interesses pessoais. Sendo assim, essas práticas poderão lhe oferecer um dinheiro a mais no final do mês. Uma vez que, há sempre alguém que deseje aprender sobre pesca, práticas esportivas, história antiga, cozinha, entre outros.