Como solicitar empréstimos e crédito em um cenário de inflação e alta dos juros?

Com elevação da Selic, planos de financiamento tendem a ficar mais caros; consumidor precisa estar atento a condições para tomar empréstimo

Nesta época do ano, tanto com a Black Friday como pelas festas de Natal e Ano-Novo, manter o equilíbrio entre ganhos e gastos é fundamental. Em um cenário como o atual, com os juros de mercado acompanhando a elevação da Selic e a majoração do IOF encarecendo os planos de crédito, a opção de empréstimo tem de ser vista com muito cuidado.

Desta forma, aqueles que pensam em contratar um financiamento, seja para sanar débitos ou viabilizar novas aquisições de produtos ou serviços, devem fazê-lo de maneira sustentável. Assim, estando atentos a alguns aspectos. As fintechs, por exemplo, têm oferecido melhores condições de crédito do que os bancos mais tradicionais.

Portanto, confira as dicas de Carolina Rezemini, diretora Regional de Vendas para a América Latina da Credolab, startup que atua com análise inteligente de dados no desenvolvimento de scores, para a tomada consciente de crédito.

Comparar as ofertas de crédito

Seja qual for a modalidade de empréstimo, desde o pessoal até o financiamento imobiliário, é necessário analisar em detalhes os termos de cada plano. A pessoa nunca deve fazer a contratação por impulso. Além disso, ela precisa considerar aspectos como prazo de quitação e valor das parcelas mensais.  

Ao comparar as alternativas, é recomendado observar também tarifas que muitas vezes são negligenciadas pelos consumidores, como taxas de abertura, seguros e impostos. O melhor fator de comparação é o Custo Efetivo Total (CET) do financiamento, que inclui todos os encargos cobrados e mostra o seu custo real.

Negociar condições e ficar de olho nas fintechs 

Com o advento do open banking e o acirramento na disputa por clientes, as instituições financeiras tendem a estar mais abertas para negociar os termos do contrato, o que é um ponto a favor de quem busca um empréstimo.

As fintechs costumam ter processos mais simples, rápidos e baratos que os bancos tradicionais. Afinal, são empresas que se valem de meios mais modernos de operação. Por isso, em geral, seu custo fixo é mais baixo, o que permite que ofereçam condições melhores e mais acessíveis aos consumidores.

Empréstimos e crédito

Planejamento financeiro em dia

Com as contas na ponta do lápis, é possível ter uma ideia mais clara sobre a real necessidade de um empréstimo. Os gastos supérfluos, por exemplo, se reduzem. Assim como, o quanto da renda já está comprometida com outras dívidas.

O cliente pode determinar a quantia que realmente precisará ser financiada a partir da análise do balanço das contas. Com isso, evitando que o montante se torne muito grande ou que se assuma um valor de parcela incompatível com o orçamento.