Como calcular a taxa CDI para saber se os investimentos estão realmente rendendo?

A taxa representa um dos indicadores mais utilizados e importantes do mercado financeiro

O Certificado de Crédito Interbancário (CDI) representa um dos indicadores mais utilizados e importantes do mercado financeiro. Afinal, esta taxa auxilia o investidor em uma série de negociações, sobretudo, investimentos de renda fixa.

No entanto, poucas pessoas sabem como o indicador realmente opera e funciona no mercado, qual a sua importância na economia e aplicações.

Pensando nisso, descubra o que é o CDI  e como utilizá-lo para calcular a rentabilidade dos seus investimentos:

O que é CDI e qual a sua importância?

O CDI funciona como uma espécie de “taxa de empréstimo” cobrada entre as instituições financeiras. No final do dia, os bancos não podem ficar com o caixa no vermelho por conta da Regra de Basileia. Desta forma, eles precisam pedir dinheiro uns aos outros.

Portanto, com base nesse indicador, o banco que possui recursos para financiar aqueles que estão precisando de capital cobra um juros sobre os empréstimos.  Assim, os mesmos garantem que cada instituição finalize o dia com caixa positivo. Logo, o sistema bancário se mantém equilibrado.

Sendo assim, como este setor é completamente integrado entre si, o Certificado de Depósito Interbancário é considerado uma forma de solidificar todo o sistema.

Como funciona nos investimentos

A taxa CDI anual, que está sempre um ponto percentual abaixo da taxa básica de juros (Selic), impacta na maior parte dos investimentos de renda fixa.

Ao realizar uma aplicação, o investidor recebe o seu capital junto a uma remuneração, que é calculada com base no CDI. Investimentos em CDBs, por exemplo, normalmente utilizam essa taxa de referência em aplicações pós-fixadas.

Ou seja, como o valor dos juros sempre muda, a pessoa só irá saber quanto o seu dinheiro rendeu mesmo no prazo final do título bancário.

CDI bate 8 dos 10 maiores fundos e chama a atenção de investidores e poupadores
Como funciona a taxa CDI

Como calcular o rendimento do CDI?

Para realizar o cálculo do rendimento do investimento, basta saber a porcentagem do CDI que a instituição financeira está oferecendo. 

Atualmente, a taxa Selic está valendo 6,25% ao ano. Então, como o CDI caminha sempre um passo atrás, isso quer dizer que o mesmo está em torno de 6,15% ao ano. Sendo assim, uma aplicação que oferece 100% desse índice, está na verdade rendendo o porcentual completo.

Por outro lado, se um banco disponibiliza um investimento que rende 130% do CDI, isso quer dizer que o mesmo está superando até mesmo a taxa Selic. Desse modo, esse ativo se torna ainda mais atrativo.

Contudo, é importante sempre ficar atento à inflação atual do país. Isso porque, se a mesma estiver em um valor muito elevado, como encontra-se agora, na verdade o investidor está perdendo dinheiro e poder de compra nesta aplicação.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais