Cerca de 16 mil megawatts (MW) já estavam na rede, segundo o comunicado do Ministério de Minas e Energia – MME, com ANEEL e Operador Nacional do Sistema – ONS.
“Dos 16 mil megawatts (MW) interrompidos na rede de transmissão do Brasil devido a uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) às 8h31 desta terça-feira (15/8), 13,5 mil MW já foram recompostos, informou às 12h36 o ONS. Até às 12h25 já foram recompostas 55% da carga da região Norte e 81% da região Nordeste. Nas regiões Sudeste e Sul, a situação foi normalizada”, explicou a agência na nota.
A ocorrência no sistema provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. A interrupção no Sul e no Sudeste, informa o ONS, foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
Na reunião da Diretoria da ANEEL, o diretor-geral da agência, Sandoval Feitosa, informou que providências estão em andamento para resolver o problema de suprimento de energia nas regiões afetadas. O diretor-geral da ANEEL afirmou ainda que o MME formará um grupo para analisar as causas do evento, considerado de grande porte.
Posicionamento na última nota do MME
Já o MME, em atualização à situação de atendimento elétrico brasileiro, informa que o sistema nacional de energia foi restabelecido, às 14h30, restando ajustes pontuais a serem realizados pelas distribuidoras em algumas cidades.
Em instantes, o ministro do MME, Alexandre Silveira, concede entrevista coletiva à imprensa nesta terça-feira, junto com as entidades vinculadas para detalhar o trabalho realizado pelo MME no reestabelecimento dos serviços.
Quer saber sobre Day Trade? É só clicar aqui