Braskem (BRKM5) vai montar linha de reciclagem de plástico em SP

A Braskem (BRKM5) fechou um acordo de parceria com a alemã Valoren para a construção de uma linha de reciclagem de embalagens plásticas no interior de São Paulo, informou a maior petroquímica da América Latina nesta segunda-feira (30).

Segundo a Reuters, a linha vai ter capacidade para transformar cerca de 250 milhões de embalagens em 14 mil toneladas de resina pós-consumo de alta qualidade por ano. O projeto será instalado em Indaiatuba (SP) e deve entrar em operação no quarto trimestre do próximo ano. O investimento da Braskem é de R$ 67 milhões.

Braskem (BRKM5) registra prejuízo de R$ 2,5 bi no 2TRI

BRKM5: 3º tri

No terceiro trimestre deste ano, a Braskem vendeu no Brasil cerca de 1 milhão de toneladas de resinas.

Os resíduos que serão processados na linha de reciclagem no interior paulista serão, em sua maioria, de origem doméstica, como embalagens de alimentos, materiais de limpeza, produtos de higiene pessoal e cosméticos, afirmou a Braskem, que tem meta de tornar-se “carbono neutro” em 30 anos.

CO2

A Braskem anunciou, recentemente, o compromisso de neutralizar suas emissões de CO2 até 2050. Por acreditar e praticar a Economia Circular, a companhia também reforça seus objetivos para eliminar resíduos plásticos e combater as mudanças climáticas.

De acordo com um estudo da consultoria KPMG, divulgado neste ano, 84% dos gestores declaram que a mera maximização de retorno não é o seu principal objetivo e 86% dizem que aceitam retorno mais baixo, caso o investimento seja em uma companhia que privilegie a sustentabilidade. Embora o tema tenha repercutido bastante em meio à pandemia, as iniciativas da Braskem neste sentido não são de hoje.

A empresa

A Braskem é uma empresa brasileira do ramo petroquímico, produtora de resinas termoplásticas. Com quarenta unidades industriais em quatro países, é a maior de seu segmento nas américas e a maior produtora de polipropileno dos Estados Unidos.

Veja BRKM5 na Bolsa: