Banco do Brasil (BBAS3) altera estrutura organizacional por economia líquida de R$ 353 mi

O Banco do Brasil (BBAS3) aprovou um conjunto de medidas relacionadas à revisão e ao redimensionamento de sua estrutura organizacional, conforme fato relevante encaminhado0 ao mercado nesta segunda-feira (11).

O documento informa que a implementação plena das medidas deverá ocorrer durante o primeiro semestre de 2021 proporcionando ganhos de eficiência e otimização em 870 pontos de atendimento do país, incluindo:

i. Desativação de 361 unidades, sendo 112 agências, 7 escritórios e 242 Postos de Atendimento (PA).

ii. Conversão de 243 agências em PA e outros 8 PA serão transformados em agências.

iii. Transformação de 145 unidades de negócios em Lojas BB, sem a oferta de guichês de caixa, com maior vocação para assessoria e relacionamento.

iv. Relocalização compartilhada de 85 unidades de negócios.

v. Criação de 28 unidades de negócios, sendo 14 Agências Especializadas Agro e 14 Escritórios Leve Digital (unidades especializadas no atendimento a clientes com maturidade digital), com aproveitamento de espaços existentes, não envolvendo contratação ou locação de novos imóveis.

Banco do Brasil: novo perfil do cliente

De acordo com a instituição financeira, a reorganização da rede de atendimento objetiva a sua adequação ao novo perfil e comportamento dos clientes e compreende, além das medidas de otimização de estrutura descritas acima, outros movimentos de revisão e redimensionamento nas diretorias, áreas de apoio e rede, privilegiando a especialização do atendimento e a ampliação da oferta de soluções digitais.

“Além disso, com as medidas, o BB expande sua capacidade de assessoramento gerenciado aos clientes, ampliando o relacionamento e os negócios e potencializando a satisfação e a fidelização. A economia líquida anual estimada com despesas administrativas gerada por estes movimentos é de R$ 353 milhões em 2021 e R$ 2,7 bilhões até 2025”, destacou.

PDV

Ainda conforme o banco, foram aprovadas duas modalidades de desligamento incentivado voluntário aos funcionários: o Programa de Adequação de Quadros (PAQ), a fim de otimizar a distribuição da força de trabalho, equacionando as situações de vagas e excessos nas Unidades do banco, e o Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), disponível a todos os funcionários do BB que atenderem aos pré-requisitos.

Os Programas possuem regulamentos específicos que estabelecem as regras para adesão. A estimativa do BB é que cerca de 5 mil funcionários venham a aderir aos dois programas de desligamento. O número final de adesões, assim como o respectivo impacto financeiro, será informado ao mercado após o encerramento dos períodos de adesão que ocorrerá até 5 de fevereiro.

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