B3 vai negociar créditos de carbono

Parceria é com a ACX Group para o lançamento da plataforma

A B3 anuncia hoje, ao lado da ACX Group, o lançamento de uma parceria para criação de uma plataforma para negociação de créditos de carbono, títulos emitidos para neutralização de gases de efeito estufa.

O objetivo é que a plataforma sirva como ambiente para que os emissores de créditos de carbono realizem as negociações com as empresas que desejam diminuir sua pegada ambiental e se adaptar a práticas ASG.

A parceria com a plataforma de negociação de crédito de carbono global ACX possibilitará aos clientes o acesso a um livro global centralizado de ordens e conectada aos principais standards do mundo.

“O Brasil tem potencial para ser um dos maiores fornecedores de créditos de carbono no mundo e a B3 está comprometida em impulsionar esse mercado no país”, destaca Leonardo Paulino Betanho, superintendente de Produtos Balcão da B3.

O acordo prevê desembolsos por parte da B3 de até R$10 milhões com o objetivo de estabelecer o funcionamento de uma plataforma dessa natureza no mercado brasileiro. O lançamento da plataforma da ACX Brasil está planejado para o primeiro trimestre de 2024.

“O negócio conecta um dos maiores mercados de carbono do mundo à ampla rede da ACX. Com parceiros fortes e tecnologia de negociação líder no mercado, nosso objetivo é apoiar os esforços do Brasil para promover o desenvolvimento sustentável e expandir seu mercado de carbono”, afirma William Pazos, Co-Fundador e Co-CEO da ACX.

Como funciona o mercado voluntário de carbono

O mercado de crédito de carbono oferece às empresas a oportunidade de compensar suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) por meio da compra de créditos de carbono gerados por projetos responsáveis pela redução ou remoção de gases de carbono na atmosfera.

Depois da verificação dos créditos de acordo com as metodologias de certificações internacionais, esses créditos podem ser vendidos para empresas que precisam compensar suas emissões de CO2 na atmosfera. Em geral, empresas do setor industrial que emitem muito CO2 ou equivalentes, podem adquirir esses créditos para cumprir metas de neutralidade climática. Por outro lado, empresas geradoras de créditos podem entrar na plataforma e registrar os créditos disponíveis para negociação.

O papel da B3

A B3 já está presente no mercado de produtos de descarbonização, tais como o CBIO, a CPR Verde com promessa de redução de emissões, e ETFs, que são fundos de índices, indexados ao Índice Carbono Eficiente (ICO2 B3).

Day Trade gerando interesses. Quer saber como? É só clicar aqui

você pode gostar também

Comentários estão fechados.