ANÁLISE MODAL: Banco Central Europeu e a alta na taxa de juros

Inflação e novas altas nas metas do Conselho do BCE

O Banco Central Europeu elevou suas taxas de juros novamente em 75bps, conforme expectativa nossa e do mercado.

Serão implementadas mudanças nos termos e condições da TLTRO III. O comitê considera que fez um aperto monetário significativo, mas ainda há um caminho a ser
percorrido.  O próximo movimento será data dependent.

Comentário:
O BCE elevou suas taxas de juros novamente em 75bps, conforme expectativa nossa e do mercado. A main refinancing rate ficou em 2,00%, a marginal lending facility rate em 2,25% e a deposit facility rate em 1,50%. Adicionalmente, o comitê implementará
mudanças nos termos e condições da TLTRO III, como especulado anteriormente.

O comunicado não altera a comunicação referente ao APP e ao PEPP, reforçando que os
reinvestimentos do APP se darão enquanto for necessário manter amplas condições de liquidez e apropriada postura de política monetária e que a flexibilização dos reinvestimentos dos vencimentos na carteira do PEPP continuará sendo a primeira linha de defesa para fazer frente aos riscos relacionados à pandemia.

Em um documento separado divulgado após a conferência de imprensa, o Conselho detalha as alterações no TLTRO III. Para atender às condições de transmissão monetária, a taxa de juros das operações restantes na modalidade será indexada à média da DFR (deposit facility rate) a partir do dia 23 de novembro em diante. Até o dia 23 de novembro, serão mantidas as condições atuais.

O documento ressalta que os agentes terão a oportunidade de voluntariamente antecipar o pagamento (total ou parcial) em três datas específicas. A primeira data será no dia da mudança (23 de novembro) e as outras duas serão divulgadas com antecedência no site do BCE.

Adicionalmente, a taxa de remuneração das reservas mínimas detidas pelas instituições de crédito será equivalente à DFR.

Na coletiva de imprensa, a presidente Lagarde reafirmou que a inflação permanecerá acima da meta por algum tempo, adicionando como fator altista os termos de troca piores, haja vista a desvalorização do Euro em relação ao Dólar observada nas últimas semanas. Os riscos para a inflação permanecem altistas, concentrados em maiores preços em energia no curto prazo. Ademais, um mercado de trabalho forte continuará sustentando aumento de salários, o que pode ocasionar maior pressão inflacionária em
serviços. Em contrapartida, ressaltou o aumento do risco de recessão.

Com esses três movimentos, o comitê considera que fez um aperto monetário significativo, mas ainda há um caminho a ser percorrido. Sendo assim, as futuras decisões permanecerão data dependent.

Destaques no nosso blog

você pode gostar também

Comentários estão fechados.