Americanas teve prejuízo de R$12,9 bi em 2022

Companhia divulgou resultado nesta manhã

Em 2022, a Americanas, em Recuperação Judicial, teve um prejuízo líquido de R$ 12,912 bilhões e a revisão do resultado de 2021 mostra prejuízo de R$ 6,237 bilhões. Os números apresentados de suas DFs revisadas depois da descoberta de “inconsistências contábeis” foram divulgados na manhã desta quinta-feira (16).

O EBITDA  ( lucro antes de impostos, depreciação e amortização) ficou negativo em R$ 2,927 bilhões e a revisão de 2021 também foi negativa em R$ 1,780 bilhão.

“O ano de 2023 tem sido desafiador para a Americanas. A Companhia vive um capítulo singular na sua história desde janeiro, quando foi divulgada a existência de, naquele momento, “inconsistências contábeis” que meses depois foram reveladas como fraude de resultados”, disse a direção.

O perfil de endividamento no final do exercício social de 2022 teve uma
deterioração considerável comparado com o endividamento do exercício social de 2021
reapresentado. No ano de 2022, a companhia aumentou significativamente sua dívida
bruta, ao mesmo tempo em que reduziu os níveis de caixa e recebíveis, resultando em
uma dívida líquida de R$ 26,3 bilhões (88,5% a.a), o que representa uma variação de mais de R$ 12 bilhões comparado com 2021.

As despesas com SG&A atingiram a marca de R$ 9,0 bilhões, representando 35,0% da receita líquida e constituída por R$ 4,8 bilhões de despesas com vendas e R$ 4,2 bilhões de gerais e administrativas. Vale destacar que essa rubrica foi afetada neste exercício pelo correto lançamento de certas despesas, antes indevidamente capitalizadas, como folha de pagamento e frete.

O capital de giro em reais apresentou uma piora de R$ 1,2 bilhão na comparação anual, com a redução dos recebíveis não sendo suficiente para compensar a redução do financiamento dos estoques.

A direção da companhia fez também um resumo do ocorrido em janeiro deste ano, com a revelação das fraudes contábeis.

“A Americanas foi vítima de uma fraude sofisticada, baseada na manipulação dolosa de seus controles internos por parte de sua antiga gestão, o que tornou o refazimento das demonstrações financeiras extremamente desafiador, complexo e extenso, requerendo trabalho minucioso e rigoroso. Buscamos, em todas as etapas, adotar as melhores práticas.

A administração atual tem atuado em três frentes fundamentais e importantes, que juntas convergem para o foco em sua recuperação. A primeira delas é a transformação da Companhia, iniciada com a criação de um grupo de trabalho que, numa força tarefa de 100 dias, identificou 14 áreas do negócio com oportunidades de melhoria e evolução para a reconstrução da Americanas”, completa a direção que realiza call para detalhar os números e os rumos que estão sendo dados para a recuperação.

Americanas e as empresas

A Americanas é um ecossistema que combina as plataformas digital (com as marcas Americanas, Submarino, Shoptime), física (com as lojas nos formatos tradicional, express, local, Ame Go e lojas do Hortifruti Natural da Terra), franquias (marcas do Grupo Uni.co), plataforma logística, fintech (Ame Digital) e hub de publicidade (Americanas Advertising).

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