Nesta segunda-feira (23), a plataforma 100 Open Startups divulgou o “Top 100 Open Corps 2021”, que revela as empresas brasileiras com destaque em inovação aberta com startups no último ano. Entre elas, a Ambev (ABEV3) acabou liderando o ranking.
O levantamento apontou que a quantidade de open startups avançou para 18.355, um número superior aos 13.092 obtidos em 2020. Junto com um crescimento de 96% no relacionamento entre corporações, que avançou 12.915 em relação ao ano anterior.
Ambev como líder
Na seleção entre as 100 empresas, a Ambev se encontra em primeiro lugar. Logo, a companhia declarou que se encontra em um processo de transformação de negócio e cultura.
De acordo com o CTO da Ambev, Eduardo Horai, a companhia considera a tecnologia o ponto forte para se solidificar no mercado. Desde sempre, o seu ecossistema esteve ligado à inovação do negócio.
Em suma, o ranking apresenta que 80% dos acordos de open innovation, neste ano, estão fundamentados na transferência de recursos da empresa maior à startup. Portanto, o valor médio dos contratos avançou de R$ 140 mil para R$ 270 mil.
Top 100 Open Corps 2021
De modo geral, entre as 10 empresas em destaque no ranking se encontram: Ambev, ArceloMittal, BMG, BASF, Nestlé, Stefanini, Natura, Unimed Brasil, Raízen e Suzano.
Nesse sentido, através de tecnologia e dados, a plataforma analisou as empresas a partir dos resultados no mercado e dos contratos registrados entre a corporação e startups.
Ao comparar com as corporações que obtiveram contratos de open innovation com startups, o levantamento registrou um crescimento de 69%, indo de 1.968 para 3.334.
Além disso, o valor médio dos contratos também registram crescimento, que em 2020, eram R$ 140 mil, e passaram a ser R$ 270 mil.
Mais novidades da Ambev
Em suma, no início do mês, a Ambev anunciou a mais nova embaixadora nacional, a Monja Coen. Com 2,7 milhões de seguidores no Instagram e mais de 500 mil livros vendidos, a representante do budismo se propôs a ajudar a empresa na abordagem de conceitos como limites e autoconhecimento.
Dessa forma, de acordo com a companhia, o objetivo é promover mensagens de saúde, moderação e cuidados com o corpo sem citar qualquer produto ou marca.