Agibank reporta lucro líquido de R$104,7 mi em 2020, alta de 18,9%

O Agibank, banco digital omnichannel, manteve o ritmo de crescimento em 2020 e registrou alta de 18,9% em seu lucro líquido em comparação com 2019, chegando a R$ 104,7 milhões.

De acordo com a instituição financeira, a implementação de novos modelos de crédito, a estratégia de segmentação de clientes por nível de riscos e o mix de carteira mais diversificado foram fatores essenciais para a evolução dos indicadores ao longo do ano.

Agibank

Conforme relatório encaminhado ao mercado, o banco encerrou o período com carteira de crédito bruta de R$ 2,248 bilhões, um crescimento de 35% em relação ao ano anterior, com destaque para as carteiras-core: crédito pessoal para correntistas (+124,6%), crédito consignado (+249,9%) e cartão de crédito consignado (+72,3%).

Também aumentou em 160% sua base de correntistas com salário em 2020, conferindo principalidade e oportunidades de cross-selling e chegando a 2,8 milhões de clientes atendidos.

“Mesmo em um ano desafiador como 2020, conseguimos alcançar resultados que comprovam a escalabilidade do negócio e solidez do Agibank. Mantivemos o foco na experiência do cliente e apostamos na tecnologia para ampliar as possibilidades de atendimento e acesso aos serviços bancários, principalmente para o público 50+, que representa um público importante para nós e foi o mais afetado pela pandemia”, comenta Marciano Testa, CEO e fundador do Agibank.

Diversas frentes

Segundo o banco, o ano foi marcado por avanços em diversas frentes: os depósitos à vista cresceram 259,9% em dezembro de 2020, em comparação com 2019, enquanto o volume de transações digitais aumentou 111,9% no mesmo período, indicando uma melhora significativa na utilização dos canais virtuais.

Isso, atrelado à redução de 29,5% no custo por transação, evidencia os ganhos de escala. A intermediação financeira atingiu R$ 933,1 milhões, o que representa um aumento de 18,9%, enquanto o patrimônio líquido chegou a R$ 810,3 milhões no período, uma alta de 54,3%.

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Receita

A receita de serviços teve crescimento de 23,1% em 2020, atingindo R$ 75,4 milhões, com destaque para os produtos de seguros. E um dos grandes motivos do resultado foram as comissões sobre corretagem de seguros após anúncio da parceria com a italiana Generali, que garantiu a exclusividade para a comercialização do produto seguro vida em grupo para os próximos seis anos.

Com isso, o Agibank pode entregar um produto mais completo ao cliente e registrar um cross-selling acima de 70%, encerrando o ano com mais de 320 mil vidas seguradas.

Expansão

O aporte de R$ 400 milhões da Vinci Partners, em setembro de 2020, ainda impulsionou a formatação do negócio como uma plataforma one stop shop, reunindo em um só lugar diversos serviços e produtos que vão facilitar o dia a dia das pessoas.

O modelo de atendimento, que une o presencial ao digital, deve ser replicado em outras 100 lojas que devem ser abertas ao longo de 2021 nas regiões Sudeste, Norte e Nordeste. Até 2023, o plano é chegar a mil pontos de atendimento.

HypeFlame

Outra grande conquista foi a criação da HypeFlame, spin-off da área de tecnologia do banco, que segue responsável por toda a infraestrutura digital do Agibank e pelo desenvolvimento de soluções para apoiar outras frentes de negócios previstas no plano estratégico.

E mais um movimento estratégico foi o anúncio da construção de uma nova sede em Campinas, em São Paulo. O espaço vai se chamar Agibank Campus e deve abrigar 700 colaboradores para aproximar a operação ao centro financeiro do País.

Mesmo assim, o banco manterá um braço no Rio Grande do Sul por meio do Agibank Lab, no Instituto Caldeira, assegurando o vínculo com a comunidade de startups e seu DNA de inovação. As propostas estão alinhadas ao modelo de trabalho híbrido da companhia, com novas opções para trabalho presencial e com a possibilidade de adoção do home office permanente.