A evolução do mercado de tecnologia e as oportunidades de investimento

As soluções do mercado de tecnologia estão presentes no seu trabalho, cotidiano e também podem fazer parte da sua carteira de investimentos. Isso é possível ao escolher investimentos com exposição ao mercado de tecnologia.

Entretanto, diferentemente de outros setores, a tecnologia é dinâmica e está em constante evolução, sendo que as maiores empresas de hoje podem não ser as mais relevantes no futuro. Assim, surge a dúvida: como fazer investimentos no segmento sem perder as oportunidades que aparecem a cada dia?

Para ajudar nessa tarefa, a seguir, compartilho com você alguns dados sobre a evolução do mercado de tecnologia e a principal alternativa para se expor às oportunidades do setor.

Confira!

 

Qual é o conceito de revolução tecnológica e como ela surgiu?

Antes de olharmos para a revolução tecnológica que acontece há alguns anos, é preciso conhecer o conceito. Ela envolve uma adoção crescente da tecnologia, que passa a estar cada vez mais incorporada no cotidiano e nos negócios, fazendo com que o ambiente digital ganhe força.

Nesse contexto, as empresas do mercado de tecnologia se tornam mais relevantes e podem se desenvolver a partir disso. Assim, como você verá, o cenário de revolução tecnológica também cria oportunidades para quem pretende investir.

 

Como tem sido a evolução da tecnologia?

Ciente do conceito de revolução tecnológica, vale saber que ela também é fruto de uma constante evolução do setor, que acontece desde as primeiras descobertas da humanidade.

Contudo, na história moderna, um dos grandes saltos de aprendizado e desenvolvimento aconteceu com a invenção dos semicondutores. Eles são aplicados em chips de computador e viabilizaram a popularização desses dispositivos no mercado.

Outra invenção que ajudou a revolucionar o segmento foi a internet. Após o seu lançamento, houve uma adoção exponencial por parte dos usuários, o que permitiu reduzir o preço de diversos produtos tecnológicos, tornando-os mais acessíveis.

A partir de 2020, com a pandemia de covid-19, aconteceu uma aceleração na revolução tecnológica e na utilização de recursos digitais. Ainda, esse cenário ajudou a consolidar mudanças que parecem ser definitivas ou difíceis de reverter, como a maior dependência de dispositivos conectados — tanto na vida pessoal quanto profissional.

Na prática, o processo de evolução da tecnologia impactou diretamente os negócios do setor. Com o interesse crescente dos usuários e a maior adoção das soluções digitais, as empresas de tecnologia passaram por uma profunda valorização, trazendo novas oportunidades para o mercado financeiro.

 

Quais são os impactos da tecnologia e inovação nos investimentos?

Como foi possível notar, a tecnologia está em constante transformação e evolução. Nos últimos anos, esse movimento ajudou a aumentar o nível de representatividade do setor no mercado de investimentos.

Entre 2011 e 2021, por exemplo, a participação do segmento de tecnologia da informação no mercado global de ações praticamente dobrou, passando de 11,7% para 21,3%.

Em partes, isso se deve à criação de oportunidades de modo acelerado. Em 2020, foram 323 ofertas públicas iniciais (IPOs) de empresas ligadas à tecnologia em todo o mundo — sendo que 61% delas ocorreram nos Estados Unidos. Juntas, todas as companhias captaram mais de US$ 96 bilhões.

Logo, existem mais oportunidades disponíveis em diferentes mercados para quem deseja aproveitar o desenvolvimento do segmento tecnológico ao investir.

 

Como investir em tecnologia?

Diante de tantas oportunidades no segmento de tecnologia, não é fácil para o investidor definir qual pode ser a alternativa ideal para buscar os resultados de interesse. Afinal, entre centenas de empresas do setor, não é tão simples encontrar as alternativas que entregarão mais resultados.

O que fica claro, entretanto, é a necessidade de investir em empresas globais, pois a tecnologia não tem fronteiras. Então, em vez de se ater apenas às ações de empresas brasileiras de tecnologia, é interessante buscar companhias internacionais.

Diante dessa decisão, é possível se expor aos resultados do setor por meio dos negócios que se desenvolvem com o avanço da área de tecnologia em todo o mundo.

Uma das formas de realizar esse tipo de investimento global é com os fundos de índices (ETFs) relacionados ao setor de tecnologia. Eles têm como estratégia replicar a carteira teórica de um índice de mercado — que pode ter foco no segmento tecnológico.

Assim, todas as operações são realizadas por uma gestão profissional, seguindo o índice de referência. Ademais, como a gestão é passiva, os custos tendem a ser menores que em outros tipos de fundos.

Para realizar o aporte, você deve adquirir cotas de participação negociadas na B3, a bolsa de valores brasileira. Logo, a alternativa garante um meio acessível de aproveitar os resultados do setor de tecnologia e de diversificar a carteira.

Com essa escolha, não é preciso fazer a conversão cambial ou abrir conta em outro país para investir, por exemplo. Como consequência, realizar o aporte é menos burocrático, ao mesmo tempo em que permite que você exponha a sua carteira às oportunidades do setor no exterior.

 

Conheça o USTK11
Para explorar o mercado de tecnologia, um dos ETFs disponíveis no mercado brasileiro é o USTK11. Na prática, ele replica o mundialmente famoso ETF Vanguard Information Technology (VGT).

O ETF original está listado na bolsa de Nova Iorque (NYSE) e tem mais de US$ 50 bilhões sob gestão. Além disso, ele garante exposição a mais de 350 empresas diferentes.

Entre as áreas de tecnologia que compõem a carteira, estão:

● hardware e armazenamento;

● chips e semicondutores;

● software;

● gerenciamento e processamento de dados;

● automação de pagamento;

● serviços de TI e mais.

 

Além disso, esse é um fundo que permite investir tanto em grandes negócios do mercado de tecnologia quanto em pequenas e médias companhias que também são relevantes para o setor. Como consequência, é possível garantir uma exposição mais ampla ao segmento tecnológico.

Por meio de investimentos como esse, você pode aproveitar o potencial da tecnologia — e não apenas como usuário das soluções. Afinal, também há a chance de fazer o seu dinheiro render conforme o setor avança, o que pode ajudá-lo a atingir seus objetivos financeiros.

Como você viu neste artigo, o mercado de tecnologia está em constante transformação. Dessa forma, além de incorporar as inovações em seu cotidiano, é possível explorar o cenário tecnológico em sua carteira de investimentos, aproveitando o potencial de crescimento do segmento para buscar os seus objetivos enquanto investidor.

 

Gostou dessas informações? Se quiser conferir oportunidades de investir nesse e em outros setores, conheça os ETFs da Investo!

ações de tecnologiaárea de tecnologiaautomação de pagamentoempresas brasileiras de tecnologiaempresas de tecnologiagerenciamento de dadosinvestir em açõesinvestir em tecnologiamercado financeirotecnologia e inovação