É comum ver bancos cobrarem para as pessoas terem acesso aos seus serviços. Certamente, você já desistiu de ter uma conta ou um produto financeiro devido aos custos que eles acabam gerando. Entretanto, desde 2008, boa parte dos serviços bancários são disponibilizados forma gratuita, apesar de limitada.
Graças a uma resolução do Banco Central que garante acesso sem custos a todos os serviços bancários básicos. Como extratos, saques e etc. Vale destacar que todos os bancos precisam seguir esta norma.
Entre os serviços pode deixar de pagar e começar a utilizar de graça, estão:
1 – Transferências bancárias
Apesar de transferências bancárias para o mesmo banco normalmente não serem cobradas, entre instituições diferentes, a taxa pode chegar até R$ 10 por transferência. Entretanto, o cliente pode resolver este problema facilmente, cadastrando chaves PIX.
Essa ferramenta possui as mesmas funcionalidades que o TED e o DOC. Mas, com uma pequena vantagem, o PIX além de gratuito, é feito em tempo real. Ou seja, assim que transferido, o dinheiro cai na conta da pessoa em poucos minutos.
2 – Extrato bancário
É muito comum que mesmo para os serviços gratuitos oferecidos pelos bancos, haja um número limitado para retirada de extratos bancários. Isso faz com que cada utilização dos extratos, além do limite uso gratuitos, seja cobrada a parte.
Para cortar este tipo de gasto, o cliente tem em seu aparelho celular o aplicativo do seu banco. Nele será possível acompanhar sua movimentação de dinheiro, bem como a entrada e saída de valores.
Outra opção seria aderir aos bancos digitais, que não costumam cobrar por estes serviços, já que tudo é feito de maneira virtual.
3 – Aplicativos de organização
Organização é uma peça chave para ter uma vida financeira saudável. Para isso, muitos acabam pagando por aplicativos de organização financeira. Porém, uma forma de economizar dinheiro é através da plataforma de serviços do Google.
A plataforma do Google oferece uma série de serviços gratuitos, que podem facilitar a organização da vida financeira. Por exemplo, é possível utilizar o Google Agenda para otimizar as tarefas diárias e o Google planilhas para ter controle dos gastos.
4 – Anuidade em cartões de crédito
O cartão de crédito tem sido um verdadeiro bicho-papão para muitos brasileiros, principalmente por conta da anuidade. Esse gasto pode fazer uma grande diferença no orçamento ao fim do ano.
A pessoa pode estar negociando as taxas de anuidades com os bancos mais tradicionais. Além disso, também pode optar pelos bancos digitais que oferecem cartões de crédito sem anuidade. Como é o caso do Nubank e do Banco Inter (BIDI11), onde o serviço é gratuito.
5 – Serviços de streaming
Se antigamente muito se gastava com TV por assinatura, hoje as produtoras de audiovisual investem em seus serviços de streaming. Como a gama de opções é muito grande, existem algumas opções mais econômicas.
Como alternativa, você pode estar fazendo uma rotatividade dos serviços, sendo assim pagaria um a cada quatro meses, por exemplo. Ou também, optando por adquirir os pacotes familiares oferecidos por alguns bancos, onde pode estar dividindo com seus familiares, deixando os valores mais acessíveis.