Se tornar rico não é fácil. Isso porque, mediante as adversidades do dia a dia e até mesmo dos problemas pessoais, ganhar poder aquisitivo exige trabalho duro, dedicação e muita busca por conhecimento.
Em contrapartida, perder todo o dinheiro, ou até mesmo ficar ainda mais pobre, é muito mais acessível. Afinal, gastar ou usar todo o patrimônio de forma inconsequente pode ser satisfatório. Entretanto, saber como administrar a vida financeira é um passo essencial para quem almeja estabilidade.
Portanto veja 5 hábitos que podem te impedir de ganhar dinheiro:
1 – Controle sobre as próprias despesas
Já olhou para a fatura do cartão e se perguntou: como gastei tudo isso? A falta de controle sobre o que se gasta e com o que é muito comum, principalmente quando se diz respeitos a valores pequenos, que parecem ser insignificantes, mas quando acumulados, viram uma enorme bola de neve.
Por isso, caso a pessoa não tenha costume, uma dica é anotar todos os custos do mês. Dessa forma, vai ser possível prever a fatura do cartão e saber a hora de parar, além de evitar sustos ao final do mês.
2 – Nota fiscal
Errar é humano. Portanto, erros sempre são uma possibilidade. Conferir a nota fiscal é um detalhe muito importante para evitar erros que podem ser cometidos. Além disso, analisar as notas de supermercado e compras diversas é sempre uma ótima forma de evitar qualquer gasto a mais.
3 – Comprar serviços
A compra de serviços hoje em dia é muito comum. Streamings relacionados a entretenimento, como filmes, séries e música são bem comuns. Além disso, existem serviços de delivery ou até mesmo carros por aplicativos para nos servir. Entretanto, ao final do mês, todos essas comomodidades prestados acabam comendo uma porcentagem alta da sua renda.
Dessa forma, é necessário ponderar nesses serviços e prestar atenção no que realmente usa. Será que você assiste todas as opções de filmes e séries de todos os streamings que você assina? Será que é necessário chamar aquele carro por aplicativo para ir a locais próximos, mesmo que seja barato? Parece que não, mas reduzir essas pequenas coisas pode fazer toda a diferença.
4 – Investimentos mal avaliados
Cometer erros na hora de investir e acabar perdendo dinheiro é natural. Isso porque errar faz parte de qualquer processo de desenvolvimento.
Entretanto, fazer boas análises antes de investir pode ajudar a prevenir o máximo de erros que seja possível. Portanto, pesquisar níveis de segurança sobre um investimento pode ser uma boa escolha, principalmente para inventores iniciantes.
Além disso, buscar auxílio de pessoas ou instituições que já são experientes deve ser uma boa pedida, uma vez que elas vão conseguir ajudar a montar a melhor carteira de acordo com o perfil de investidor.
5 – Seguros de coisas de baixo valor
O seguro de um produto serve para tudo o que não podemos repor. Dessa forma, seguros de coisas que possuem valores baixos como celular e cartão de crédito acabam sendo desnecessários. Afinal, produtos assim podem ser facilmente substituídos.
O cartão de crédito, por exemplo, já tem um seguro incluso sem a cobrança de taxa. O valor pago a mais apenas agiliza o serviço. Em suma, seguros devem ser solicitados apenas para coisas irreparáveis ou com coisas mais caras como carro, casa e etc.