Durante o combate à pandemia, micro e pequenas empresas têm encontrado dificuldades em conseguir crédito bancário. Posto que, diversas empresas precisaram se reinventar para resistir à crise.
No entanto, Luiz Falbo Di Cavalcanti, CEO da Kalea, assessoria digital de crédito para empresas, aponta que 80% dos negócios de pequeno porte buscam recursos apenas nos cinco maiores bancos do país. Contudo, há outras instituições especializadas. Por exemplo, as fintechs, que estão promovendo a competitividade e acesso ao crédito.
“O mais importante, neste contexto, é avaliar alguns pontos antes de fechar negócio para escolher quais são as melhores opções”, afirma Luiz. Pensando nisso, o CEO selecionou dicas fundamentais para os empresários, antes de realizar a solicitação ao banco.
1 – Pesquisa das instituições financeiras
Em suma, existem diversas instituições financeiras que disponibilizam crédito aos clientes. Entretanto, é fundamental ter conhecimento sobre os benefícios e vantagens de cada uma delas.
Para Luiz Falbo, é de suma importância estar ciente se a instituição financeira é confiável e verdadeira. Além disso, deve ser levado em conta os seguintes tópicos: condições, opções de crédito disponíveis, taxas aplicáveis, fatores de restrição, juros e prazos.
2 – Saber as inovações do mercado de crédito
A fim de buscar crédito, também é indispensável que a pessoa acompanhe a evolução do mercado financeiro.
Dessa maneira, as inovações do setor poderão oferecer novas oportunidades para os empreendedores como, por exemplo, crédito personalizado, digital e competitivo.
3 – Planejamento financeiro
Por outro lado, é fundamental que o empreendedor construa um planejamento financeiro. Posto que, pode colaborar na gestão do próprio negócio, do crédito e até da instituição bancária.
Desse modo, a instituição será capaz de compreender os planos do cliente com aquele dinheiro. Por certo, o banco selecionado conseguirá controlar a entrada e saída de capital do empreendimento. Assim como, saber quantos funcionários recebem salário no negócio.
4 – Escolha do banco ou instituição
Luiz Falbo destaca que, para a instituição bancária disponibilizar crédito ao cliente, é necessário obter confiança e segurança da mesma. Além disso, vale observar atentamente as taxas para que o crédito não seja um prejuízo ao empreendedor.
Detalhes da instituição que devem ser levados em conta: veja se ela é conhecida, se tem credibilidade, fique atento a ofertas imperdíveis que estão fora da realidade e cuidado com sites que pareçam enganosos.
5 – Solicitação do crédito
Antes de solicitar o crédito, é importante o empreendedor realizar um cronograma que ajudará a cumprir prazos e metas, além de organizar todos os documentos.
Vale destacar que é necessário levar ao banco escolhido a documentação necessária, as garantias solicitadas e o plano de negócios, apresentando a viabilidade do projeto. Em seguida, a instituição vai analisar o projeto e retornará para comunicar a permissão ou não do financiamento.