O que acontece com o Bitcoin com ETFs aprovados?

Decisão não trará grandes movimentos para as criptos mas amplia o horizonte

A tão esperada aprovação de um ETF de Bitcoin gerou notícias, debates e movimentos de fundos no ecossistema de criptomoedas e no mundo financeiro por um longo tempo antes de sua recente aprovação pela Securities Exchange Commissions – SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, nesta quarta-feira (10/01). Esta é uma das maiores notícias recentes para o mundo das finanças, sobretudo para o mundo corporativo, e não demorará muito para que suas consequências transformadoras no mercado comecem a ser vistas ao longo dos próximos meses.

“Na Ripio, o tema sempre foi tratado com cautela, porque entendíamos que não haveria ETF até que a SEC dissesse que sim. Entretanto, aguardamos ansiosamente e estamos prontos para levar nossa experiência de mais de 10 anos oferecendo produtos e serviços cripto para as novas ondas de adoção que essa aprovação do ETF sem dúvida trará. E, embora a negociação de ETFs de BTC não envolva a compra ou venda de Bitcoin, temos liquidez garantida na Ripio Wallet, Ripio Trade e Ripio Select, caso a demanda pelo ativo dispare em uma corrida de alta”, citou o CEO e cofundador da Ripio, do Sebastián Serrano, empresa de tecnologia blockchain multiprodutos que é líder do mercado cripto na América Latina.

É um momento super empolgante para o ecossistema, porém essa sanção do primeiro ETF de Bitcoin para negociação à vista nos EUA não trará apenas grandes movimentos nas criptomoedas, mas também ampliará o horizonte em todas as áreas financeiras, no mercado acionário e nos investimentos corporativos.

Entre outras coisas, a aprovação pela SEC de um ETF de Bitcoin reforça a tendência de alta já sustentada pelo iminente halving (redução pela metade das recompensas aos mineradores e, portanto, a emissão de novos BTC). Depois da aprovação da SEC no final da tarde desta quarta-feira, o valor ficou na casa dos US$45 mil.

Empresas que solicitaram

Cerca de uma dúzia de empresas solicitaram a listagem de ETFs respaldados por Bitcoin nos EUA, e a SEC tinha até ontem para tomar providências em relação a pelo menos um deles. Foram 11 solicitações aprovadas pela SEC de empresas poderão começar a negociar a partir de hoje (11/01).

Por fim, a aprovação de ETFs terá algumas vantagens em termos de acessibilidade e diversificação (não é necessário entender a tecnologia de blockchain subjacente ou lidar com a custódia de BTC), liquidez (eles são facilmente negociáveis no mercado de ações) e regulamentação (como são controlados por agências estatais e reguladoras, eles oferecem um certo nível de “proteção”).

Comportamento agora em Nova York

A principal cripto seguia em forte alta em Nova York. Às 09h45 (horário de Brasília), o Bitcoin estava em alta de 3,02% aos US$47,322,50, com viés de máxima nesta quinta-feira.

Investir em 2024? Vai ser Trade! Quer saber como? É só clicar aqui
AprovaçãobitcoineuaSEC