Nesta quinta-feira (4), a fintech alemã N26 chegou ao Brasil. Assim, apresentada como promessa a ‘2ª geração’ das fintechs, que visa se distinguir das companhias pioneiras do mercado financeiro e tecnológico, como o Nubank, Banco Inter e C6 Bank.
Desse modo, o N26, que está avaliado em US$ 9 bilhões (R$ 49,904 bilhões), deu a largada na fase de teste de sua operação no país, integrando 2000 pessoas para testagem da plataforma da marca.
A propósito, o conceito principal consiste em facilitar e aprimorar a relação do indivíduo com o dinheiro. No entanto, a fintech ainda não compartilhou com o mercado como este trabalho será realizado. Atualmente, a fintech abrange 7 milhões de clientes.
Chegada ao Brasil
Deste 2019, enquanto aguardava uma licença do Banco Central, a fintech alemã apresentava interesse em incorporar o mercado brasileiro
A previsão de lançamento do banco está estimada para o primeiro semestre do ano que vem. Logo, administrada pela equipe pioneira totalmente local do banco, que integra 50 funcionários no Brasil.
“O acesso digital e o relacionamento mais próximo e centrado no usuário permitiu a abertura de milhões de contas digitais. Mas, mesmo assim, a relação do brasileiro com dinheiro não melhorou”, diz Eduardo Prota, diretor do N26 Brasil.
Até o momento, o N26 está presente em 25 países. O Brasil será o 26º a integrar a fintech.
Objetivo do N26
Nesse sentido, o N26 chega ao Brasil com um aspecto descontraído, destacando que em seu portfólio, que atende 26 países, detém confiança e experiência global. Portanto, a fintech visa promover o cuidado com o dinheiro.
“Queremos resolver o problema do brasileiro. O acesso aos produtos ficou mais fácil, mas o aconselhamento segue difícil. É como se você fosse a uma farmácia e começasse a ter que buscar remédios sem conhecimento”, diz Eduardo Prota, diretor do N26 Brasil.
Sendo assim, Eduardo ressalta que para dar largada em suas operações no país, a fintech irá fazer algo além do que apenas desenvolver conteúdo. Além disso, deve importar ferramentas utilizadas na Alemanha para aprimorar os serviços no país.
Diferencial da fintech
Isto posto, uma funcionalidade da fintech alemã que se destaca em seu portfólio é o “Spaces”. Uma função que possibilita o desenvolvimento de uma conta compartilhada entre uma série de pessoas com o mesmo intuito. Por exemplo, festas e eventos.
Desse modo, o Spaces integrará uma porção de funcionalidades para proporcionar a melhor experiência aos clientes. Bem como, cashback, cartões de crédito e débito, antecipação de salário em dois dias. Além disso, pretende inserir uma plataforma de investimentos, semelhante às demais fintechs do mercado.
Da mesma forma que seus concorrentes promoveram, o N26 trará um compilado de recursos desde vantagens gratuitas até algumas funções pagas. Vale destacar que algumas operações, assim como saques, são cobradas tarifas e custos adicionais por serviços.
Sobre o N26
Em resumo, o N26 foi desenvolvido em 2013 com sede principal na Alemanha, mas está presente nos arredores da Europa. Em 2019, a companhia entrou nos Estados Unidos. Contudo, em 2020, a fintech alemã encerrou suas operações no Reino Unido em razão da sua saída da União Europeia.
Portanto, em meados de outubro, o banco realizou sua última rodada de investimentos, que fez o N26 chegar a um montante de US$ 900 milhões, elevando sua avaliação para US$ 9 bilhões.
Em contrapartida, entre 2019 e 2020, a companhia reportou perdas operacionais em seus balanços de resultados. Em razão, principalmente, do investimento pesado nos funcionários da empresa e na expansão internacional, cujo modelo se assemelha ao utilizado na gestão do Nubank.