O Indicador *ZEW de Sentimento Econômico para a Alemanha registrou um aumento significativo na pesquisa atual de outubro de 2023 divulgada nesta terça-feira (17) em Frankfurt, Alemanha.
Com menos 1,1 pontos, fica 10,3 pontos acima do mês anterior. Além disso, a avaliação da situação econômica na Alemanha estabilizou. O indicador correspondente caiu ligeiramente 0,5 pontos e atualmente está em menos 79,9 pontos. As projeções apontavam para a queda de 9,1 pontos.
“Parece que ultrapassamos o ponto mais baixo. Há um aumento notável nas expectativas econômicas dos especialistas do mercado financeiro em outubro de 2023. Em contraste, a avaliação da atual situação econômica na Alemanha quase não mudou”, disse o presidente do ZEW e o professor, Achim Wambach.
As maiores expectativas econômicas são acompanhadas pela expectativa de que as taxas de inflação irão diminuir ainda mais e pelo fato de agora mais de três quartos dos pesquisados anteciparem taxas de juro de curto prazo estáveis na Zona do Euro.
“Fatores negativos como o conflito de Israel – citado por alguns entrevistados como uma razão para rever em baixa as suas previsões de crescimento – tiveram apenas um impacto limitado nas perspectivas globais mais optimistas”, comenta Wambach.
ZEW e a Zona do Euro
O sentimento dos especialistas do mercado financeiro para o desenvolvimento econômico da Zona do Euro registra alta em outubro e situa-se em mais 2,3 pontos, de volta ao intervalo positivo e 11,2 pontos acima do mês anterior. As projeções apontavam para queda de 7,7 pontos.
Em contrapartida, o indicador de situação caiu 9,8 pontos para uma nova leitura de menos 52,4 pontos. Isto deve ser levado em conta ao avaliar o aumento das expectativas.
*Todas as informações são do Relatório ZEW
** Correção do título
Day Trade gerando interesses. Quer saber como? É só clicar aqui