A Vale (VALE3) antecipa as obras de descaracterização da barragem B3-B4 localizada na Mina Mar Azul, em Nova Lima (MG). A conclusão está prevista para 2024, ou seja, antes do início proposto para três anos.
Mais de 88% do material do reservatório da estrutura já foi removido e a previsão é de que as obras, que incluem ainda a estabilização do terreno natural remanescente, implantação de sistemas de drenagem e revegetação da área, sejam concluídas no segundo semestre do próximo ano.
Em outubro deste ano, o avanço do processo de descaracterização também proporcionou a melhora das condições de estabilidade da estrutura e viabilizou a redução do nível de emergência de 2 para 1 pela Agência Nacional de Mineração.
O trabalho de remoção de rejeitos da B3/B4 vem sendo realizado, até o momento, integralmente por equipamentos operados de forma remota. “A tecnologia foi desenvolvida pela Vale em parceria com fornecedores e permite que os operadores trabalhem fora da área de risco. O ambiente é seguro e estruturado pela empresa a cerca de 15 quilômetros da barragem, enquanto os caminhões e escavadeiras fazem a remoção de material”, disse a companhia.
O rejeito retirado do reservatório da B3/B4 está sendo depositado na cava 7 da Mina Mar Azul e na cava da Mina da Mutuca, ambas da Vale, em Nova Lima. Toda a disposição de rejeitos é realizada em conformidade com a legislação e licenças aplicáveis, além de receber fiscalização dos órgãos reguladores. A cava é o local de onde o minério foi extraído no passado, em terreno natural e sem estrutura de barramento, mantendo o rejeito confinado e sem riscos para a comunidade e o meio ambiente.
Programa de Descaracterização de Barragens a Montante
A barragem B3/B4 é uma das 17 barragens a montante que ainda serão eliminadas pela Vale e faz parte do Programa de Descaracterização da empresa. Desde 2019, das 30 estruturas previstas, 13 (dez em Minas Gerais e três no Pará) já foram eliminadas, o que equivale a mais de 40% do total.
Day Trade gerando interesses. Quer saber como? É só clicar aqui
Comentários estão fechados.