Serasa atualiza o Score 2.0 e orientações

Pontuação é essencial para a obtenção de crédito

A maior referência de avaliação da saúde financeira dos brasileiros, o Score 2.0 da Serasa, muda para facilitar a compreensão dos consumidores. A atualização permite que os usuários vejam os motivos de mudanças na pontuação, que vai de 0 a 1.000. A mudança sistêmica do score está ocorrendo de forma gradativa. Até o início da semana, 3 milhões de brasileiros já tiveram acesso à atualização, que até dezembro estará disponível para todos os cidadãos.

“A principal mudança na versão 2.0 do Serasa Score é que o consumidor entenderá de maneira muito mais clara o que influencia na sua pontuação”, afirma Amanda Castro, gerente executivo do Serasa Score. “O novo modelo facilita o entendimento sobre as atitudes que impactam a vida financeira do usuário e proporcionam maior autonomia para que o brasileiro tome melhores decisões sobre sua vida financeira”, completa Amanda.

Além da mudança na experiência do consumidor, o Serasa Score realizou ajustes nos pesos das informações utilizadas no cálculo, o que pode gerar variações na atual pontuação. Os bons hábitos e o cadastro positivo continuam sendo considerados os principais fatores.

44% dos brasileiros têm aumento na pontuação

Com a atualização do Score 2.0, que está sendo disponibilizada por etapas, 44% dos brasileiros cadastrados na Serasa aumentaram sua pontuação, o que facilita o acesso a crédito a mais de 30 milhões de usuários. Devem ter redução 23% dos usuários. Para 33% dos consumidores, a pontuação permanecerá sem alteração.

As mudanças foram feitas para adequar o Score ao cenário atual. “O Serasa Score afeta a vida de milhões de brasileiros que buscam crédito. Trabalhamos constantemente para que ele se mantenha fiel à realidade financeira dos consumidores”, observa Amanda Castro. “Por isso que as atualizações tecnológicas precisam ser permanentes”.

O que é o Serasa Score

O Serasa Score 2.0 é uma pontuação de crédito que indica para o mercado quais as probabilidades de o consumidor pagar as contas em dia ou atrasar. A pontuação revela o histórico do comportamento financeiro de quem está buscando crédito.

Como o Score é calculado

Os critérios são divididos em grupos, no qual cada categoria tem determinado peso para influenciar a sua pontuação. O cálculo considera informações positivas e negativas do consumidor. Dívidas em atraso, por exemplo, reduzem a pontuação, enquanto um bom histórico de pagamentos aumenta o Score.

Faixas de pontuação

Um score Muito Bom situa-se entre 701 e 1000 pontos, mostrando a alta probabilidade de o usuário honrar com seus compromissos de crédito. Entre 501 e 700 a pontuação é considerada Boa. A faixa de 301 e 500 fica na classificação Regular, sendo que a de 0 a 300 é considerada a mais Baixa.

Manter os dados atualizados na Serasa também ajuda a aumentar a pontuação. Isso porque quanto mais informações as empresas têm do consumidor, mais confiança existe para a oferta de crédito.

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