A Intelbras (INTB3) apresentou resultados financeiros referentes ao quarto trimestre e do ano de 2022.
A Receita Operacional Líquida no 4T22 transcorreu conforme o previsto, sendo o maior trimestre do ano em termos de receita operacional líquida, 7,5% superior ao terceiro trimestre de 2022, atingindo o montante de R$ 1.217.831 mil, o que representou um crescimento de 34,3% com relação ao mesmo período do ano anterior. Desconsiderando a receita gerada a partir da aquisição da Renovigi Energia Solar, a companhia cresceu 18,4% quando comparada ao quarto trimestre do ano anterior, em linha com o planejamento elaborado pela companhia.
O Ebitda atingiu o valor de R$ 160.447 mil, valor 38,4% superior ao do apresentado no mesmo período do ano anterior, representando uma margem Ebitda de 13,2%. Destaca-se também que, em janeiro de 2023, uma dos clientes de varejo solicitou recuperação judicial. Com base nas políticas de crédito da Intelbras, 100% de seus títulos a vencer e vencidos ao resultado, foram adicionados às despesas com vendas no montante de R$ 4.337 mil no quarto trimestre.
O ROIC (pre-tax), Retorno Sobre Capital Investido, novamente apresentou evolução positiva, confirmando a tendência de melhora ao longo do ano. Neste trimestre, o indicador que reflete os resultados obtidos ao longo dos últimos quarto trimestres, ficou em 26,4%, patamar de resultados mais próximo ao planejado e ainda sem contribuição total da operação da Renovigi, já que a contabilização teve início a partir de maio de 2022.
O Lucro Líquido atingiu o montante de R$ 161.240 mil, tendo sido impactado positivamente pelo forte resultado operacional, que contribuiu para o aumento de 61,0% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Adicionalmente, com os ajustes no IRPJ gerados a partir da declaração de juros sobre capital próprio (JCP) em dezembro de 2022, a margem líquida da companhia atingiu o patamar de 13,2%.
“O 4T de 2022 transcorreu conforme o planejado. Os segmentos de segurança e energia entregaram o crescimento esperado de receita para o período e nosso segmento de comunicação, após o reconhecimento de receitas extraordinárias com a venda dos conversores da banda KU durante o trimestre anterior, retorna seus negócios ao patamar previsto para o ano”, comenta Altair Silvestri, CEO da Intelbras.
Iniciativas e perspectivas para 2023
O planejamento estratégico da companhia, concluído em novembro de 2022, contempla o ano de 2023 e uma visão de cinco anos para a companhia. Há oportunidades de curto, médio e longo prazos para cada um dos segmentos de atuação, de forma que seja possível manter o ritmo de crescimento alinhado com o histórico, e entregando cada vez mais soluções completas e integradas para nossos parceiros comerciais e clientes finais.
Para 2023, a Intelbras observa a manutenção de um cenário local desafiador ao longo do ano. Por outro lado, a companhia prevê que há uma série de ações e estratégias que estão sob sua responsabilidade e que precisam ser executadas com ainda mais atenção. Novas categorias, recém introduzidas, como Cabos de fibra ótica, Tecnologia 5G, Digital Signage e Automatizadores de Portões, além de novos canais de comercialização, podem contribuir para que a receita continue crescendo independente do cenário macroeconômico.
“Iniciamos 2023 com a perspectivas de novas conquistas importantes, buscando estar ainda mais presentes e próximos ao mercado e aos nossos parceiros estratégicos e comerciais. O atingimento de nossos planos virá a partir desta presença e proximidade. Sabemos que anos mais difíceis concentram os negócios com os melhores players, sendo assim o que poderia ser uma dificuldade no mercado se torna uma oportunidade. Cenários adversos nos motivam e nos tornam ainda mais fortes”, finaliza o CEO Altair Silvestri.
Veja também no nosso blog