O Pix Automática será lançado em outubro de 2024. A nova data foi definida durante a reunião plenária do Fórum Pix, Banco Central do Brasil.
O cronograma preliminar divulgado inicialmente estimava o lançamento em abril de 2024. Entretanto, essa estimativa foi ajustada por conta da complexidade do produto, do tempo necessário para o desenvolvimento dos múltiplos atores, do andamento da definição das estratégias comerciais pelas instituições participantes do Pix e de questões organizacionais do BCB.
Agora, o cronograma definitivo prevê a divulgação de todo o arcabouço regulatório em dezembro deste ano e o lançamento pleno em outubro de 2024.O BCB também ratificou o cronograma estabelecido pela governança do Open Finance para o desenvolvimento do trilho específico.
O Pix Automático viabilizará pagamentos recorrentes de forma automática, mediante autorização prévia do usuário pagador. “Para que o produto atenda às necessidades da sociedade, estamos desenhando um produto bastante flexível, de forma a atender empresas de todos os setores e portes, negócios físicos ou digitais, com múltiplas jornadas de ativação por parte dos pagadores, conforme a necessidade da empresa”, ressalta Carlos Eduardo Brandt, chefe da Gerência de Gestão e Operação do Pix.
Depois da ativação do Pix Automático por meio de uma das jornadas, o produto é único em suas regras de agendamento, liquidação, contestação, acordos de nível de serviço etc.. “O serviço é para que os clientes pagadores tenham uma experiência uniforme, facilitando o entendimento do funcionamento do produto e, assim, estimulando sua adoção”, completa Brandt.
Nessa multiplicidade de jornadas, o Pix Automático utilizará os trilhos do próprio Pix e os trilhos do OF, dando ainda mais competição na oferta de solução às empresas. Para garantir que a especificação do produto incorpore as várias necessidades, o processo de desenho baseia-se na co-criação, envolvendo não só as instituições financeiras e instituições de pagamento, mas também empresas potenciais usuárias dos variados setores e outros agentes interessados.
Utilizados como?
O Pix Automático poderá ser utilizado para pagamentos recorrentes que tenham periodicidade definida, em que o usuário pagador dará uma autorização prévia, de forma que os pagamentos serão debitados automaticamente, sem a necessidade de autenticações específicas a cada transação, trazendo mais praticidade e conveniência para os usuários do Pix
Exemplos:
– Serviços públicos (como água, energia e telefone);
– Assinatura de serviços (como internet, streaming, clubes e portais de notícias etc.);
– Pagamento de mensalidades (como escola, academia, condomínio e plano de saúde) e
– Serviços financeiros (como parcelamento de seguro, de empréstimo e de consórcio).
Quer saber sobre Day Trade? É só clicar aqui