Pão de Açúcar (PCAR3) anuncia que Sendas passa a ser negociada em Nova York e na B3

O grupo Pão de Açúcar (PCAR3) anunciou que o Sendas passou a ser negociado na bolsa de Nova York, a NYSE, bem como na bolsa brasileira, a B3, conforme documento encaminhado ao mercado nesta sexta-feira (19).

De acordo com a empresa, o Sendas é uma rede de supermercados pertencente ao GPA, dono do Assaí e, com seu pedido de listagem deferido, vai integrar a lista dos recibos de ações (ADRs, na sigla em inglês).

GPA (PCAR3): lucro 20% menor no 2º tri afetado por operações descontinuadas

Pão de Açúcar: listagem

As listagens acontecem após reorganização societária anunciada em dezembro do ano passado, quando os acionistas das duas empresas aprovaram a cisão parcial da Sendas, com a segregação da participação da dona do Assaí no grupo Éxito S.A, controlado pelo GPA desde 2019.

Portanto, após encerramento do pregão em 26 de fevereiro de 2021, quem tem ações ordinárias do GPA receberá ações da Sendas na proporção de sua respectiva participação. Os papéis do GPA serão negociados “com direito ao recebimento de ações de emissão de Sendas” sob o código “PCAR3”.

1º de março

A partir de 01 de março de 2021, porém, os papéis passam a ser negociados “ex-direito ao recebimento de ações ordinárias de emissão de Sendas”, quando as ações da subsidiária começam a ser negociadas no segmento do Novo Mercado sob o código “ASAI3”.

Já os recibos serão negociados na Nyse entre os dias 01 de março de 2021 e 05 de março de 2021 na modalidade “when issued” sob o código “ASAI WI”. A partir de 08 de março de 2021, começam a ser negociados normalmente sob o código “ASAI”.

3TRI20

A companhia reportou um lucro líquido dos acionistas controladores de R$ 386 milhões – alta de 151% em relação aos R$ 153 milhões do terceiro trimestre de 2019. O mercado projetava a cifra a R$ 253 milhões.

Os resultados do GPA referente a suas operações do segundo trimestre de 2020, foram divulgados no dia 28 de outubro de 2020.

O Ebtida ajustado consolidado – lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização – foi de R$ 1,7 bilhão, +29,7% na visão proforma, com margem de 7,8% (+0,8 p.p.). Houve evolução da rentabilidade em todos os negócios.

GPA

O Pão de Açúcar (GPA) possui valor de mercado de R$ 17,5 bilhões. Confira a Análise completa da empresa com informações exclusivas.

O resultado reflete em parte o forte crescimento das operações no Brasil e no exterior, com a receita bruta consolidada atingindo R$ 23,5 bilhões.

A receita de vendas da companhia somou R$ 21,3 bilhões, alta de 57,5% ante os R$ 13,52 bilhões registrados no mesmo período do ano passado. O montante reúne as operações do GPA Brasil Alimentar e do Grupo Éxito, adquirido pelo GPA no ano passado. As operações brasileiras registraram alta de 18% na receita líquida, para R$ 15,9 bilhões, enquanto o colombiano Éxito teve receita líquida de R$ 5,32 bilhões.

Vendas

As vendas do e-commerce alimentar cresceram 240% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionadas pelo incremento significativo do número de novos clientes (+202%). As vendas online de alimentos representam 6% das vendas totais do Multivarejo e 12,4% das vendas do Pão de Açúcar.

Os custos de vendas passaram de R$ 10,62 bilhões no terceiro trimestre de 2019 para os atuais R$ 16,67 bilhões, alta de 57%. O lucro bruto da companhia avançou 60% na comparação trimestral, de R$ 2,88 bilhões para os atuais R$ 4,61 bilhões. As despesas operacionais cresceram 49,8%, de R$ 2,43 bilhões para R$ 3,64 bilhões.

A dívida líquida de curto prazo da companhia ao fim de setembro era de 5,86 bilhões, alta de 9,4% em relação ao mesmo período de 2019. Já a dívida de longo prazo somou R$ 11,2 bilhões, ante R$ 9,6 bilhões no terceiro trimestre do ano passado. O GPA registrou, portanto, alta de 13,35% no total da dívida bruta, para R$ 17 bilhões. A relação dívida líquida/Ebitda ajustado foi de 2,1 vezes, ante 2,2 vezes no segundo trimestre. A companhia encerrou o trimestre com caixa de R$ 7,3 bilhões.

Investimentos

Os investimentos brutos totalizaram R$ 640 milhões, queda de 6,7% no comparativo trimestral, sendo R$ 552 milhões no Brasil e R$ 89 milhões no Grupo Éxito.

Os destaques da empresa incluem ainda o GPA Alimentar Brasil, que apresentou faturamento de R$ 17,5 bilhões, crescimento de 20,0%, sendo 14,8% no conceito ‘mesmas lojas’ excluindo postos e drogarias.

Já o Multivarejo a cifra chegou a R$ 7,4 bilhões, crescimento de 10,4% no critério ‘mesmas lojas’ excluindo postos e drogarias. As vendas online de alimentos seguiram com evolução expressiva de 240% vs 3T19 e já representam 6% das vendas do Multivarejo e 12,4% da bandeira Pão de Açúcar.

Veja PCAR3 na Bolsa:

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