O Banco PAN (BPAN4), que é controlado pelo BTG Pactual, encerrou o segundo trimestre com lucro líquido ajustado de R$ 191 milhões, em linha com o desempenho do 2T22. O retorno sobre patrimônio – ROE ajustado foi de 11,2%.
A carteira de crédito fechou o 2T23 em R$ 38,1 bilhões, aumento de 6% na comparação anual, sendo 92% do portfólio com garantias. Deste valor, 49% correspondem a operações de financiamento de veículos, que apresentou avanço de 23% se comparado ao segundo trimestre do ano passado, devido aos relevantes investimentos na experiência do usuário.
No 2T23, o PAN ultrapassou 30% de market share na originação de motos, sendo o maior player do Brasil.
O nível de inadimplência acima de 90 dias fechou junho em 8%. Já a receita de serviços finalizou o trimestre em R$ 283 milhões e o volume transacionado foi de R$ 21,9 bilhões no período, com 65% da base de clientes ativa. O número de clientes ficou em 26 milhões de clientes, avanço de 24% na comparação anual
Produtos e serviços
O número de clientes com chaves PIX cadastradas no Banco aumentou para 7,6 milhões e o número de clientes com produtos de crédito contratados cresceu 21% na comparação anual, entre consignado, veículos, antecipação do FGTS, empréstimo pessoal, cartão e Car Equity.
A operação da Mobiauto, marketplace de veículos do PAN, apresentou forte crescimento de receita no trimestre, de 71,5% na comparação anual, para R$ 18,7 milhões.
O volume de carros anunciados avançou em 30% e o número de lojistas na plataforma saltou de 4,3 mil para 7,3 mil, no segundo trimestre.
Já a Mosaico, com as marcas Buscapé e Zoom, teve um take rate de 7,1% e receita de R$ 49 milhões no período.
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