Morre o ex-premiê do Japão Shinzo Abe

Abe discursava em apoio a Kei Sato, um membro da Câmara alta

O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe morreu, nesta sexta-feira, depois de ser baleado durante um comício na cidade de Nara, perto de Quioto. A notícia foi dada pela NHK, a televisão estatal do Japão, e confirmada pelo hospital.

Segundo agências de notícias internacionais, a polícia japonesa prendeu o suspeito do ataque, Yamagami Tetsuya. Ele é acusado de homicídio e usou equipamento semelhante a uma arma de fabricação caseira.

Fontes do setor da Defesa informaram que o suspeito foi da Força Marítima de Autodefesa por três anos até 2005 e, segundo a polícia, o suspeito disse aos investigadores que estava insatisfeito com o ex-primeiro-ministro e pretendia matá-lo.

Shinzo Abe, de 67 anos, foi primeiro-ministro do Japão entre 2006 e 2007 e, mais tarde, entre 2012 e 2020. Foi o líder japonês com maior longevidade e só deixou o cargo para tratar um câncer .

O comício desta sexta-feira ocorria antes das eleições para o Senado japonês, marcadas para domingo (10). Abe discursava em apoio a Kei Sato, um membro da Câmara alta do Parlamento que concorre à reeleição como representante da cidade de Nara.

Primeiro-ministro e a Manifestação

O primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio, falou à imprensa sobre ataque a ex-primeiro-ministro Abe Shinzo na cidade de Nara.

Kishida chegou de helicóptero no escritório do primeiro-ministro às 14h30, proveniente da província de Yamagata, onde fazia campanha para as eleições da Câmara Alta que estão para ser realizadas.

O premiê japonês disse: “Este foi um ato desprezível, cometido durante o período eleitoral, que é o alicerce da democracia. É completamente inaceitável. Desejo criticar o ocorrido da forma mais veemente possível.”

Kishida acrescentou que é importante para o governo preparar-se para tomar todas as providências necessárias para lidar com qualquer situação possível.

Todas as informações são da NHK

Gostou deste conteúdo e quer saber mais? É só clicar aqui 

Veja também no nosso blog

 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.