MODAL: Caged e as análises

Em 159 mil o número fica abaixo da projeção de 210 mil

O CAGED registrou criação líquida de 159 mil vagas em outubro, abaixo da expectativa do mercado (210 mil). Apenas a agropecuária registrou saldo negativo de vagas em outubro. Nos últimos 12 meses, o CAGED registra criação de 2,3 milhões de vagas na série com ajuste.

Comentários:

O CAGED registrou criação líquida de 159k vagas em outubro, abaixo da expectativa do mercado (210k). Em setembro foram criadas 278k vagas. Já no resultado acumulado do ano, a pesquisa indica criação líquida de 2,3 milhões de vagas, abaixo do registrado no mesmo período do ano anterior (2,8 milhões).

As admissões somaram 1,8 milhão, enquanto os desligamentos totalizaram 1,6 milhão. Em relação ao aos setores pesquisados, apenas a agropecuária (-1,4k) registrou saldo negativo de vagas em outubro.

Destaque positivo para o setor de serviços, com criação líquida de 88,6k. Adicionalmente, cabe ressaltar o desempenho do comércio (49,4k). Construção civil (5,3k) e indústria da transformação (13,1k) também tiveram saldo positivo de vagas no mês, entretanto registraram forte redução em relação ao mês anterior.

Nos últimos 12 meses, o CAGED registrou criação de 2,3 milhões de vagas na série com ajuste, abaixo do mês anterior. Na mesma base, nos 12 meses terminados em outubro de 2021 o CAGED apresentou criação de 3,2 milhões de vagas.

Observa-se alguns sinais de desaceleração no ímpeto do mercado de trabalho, com redução no saldo líquido de vagas dos setores com melhor desempenho no ano, como construção civil, indústria da transformação e serviços. Os estímulos fiscais implementados devem prover algum fôlego para atividade econômica até o final do ano, ainda que seu efeito aparente estar sendo dissipado. Por outro lado, o aperto monetário em vigor parece começar a impactar o mercado de trabalho.

Adicionalmente, as perspectivas de aumento de gastos reforçam a necessidade de juros altos por mais tempo, o que também deve impactar negativamente o mercado de trabalho à frente.

* Felipe Sichel é sócio e economista-chefe do Banco Modal

Mais informações no nosso blog

 

 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.