Marfrig (MRFG3) vê receita em R$35,6 bi

Fluxo de caixa operacional é de R$ 5,2 bilhões

A Marfrig (MRFG3) divulgou os números consolidam as informações contábeis e financeiras das Operações América do Sul e América do Norte da companhia, assim como os da BRF, uma das maiores produtoras globais de alimentos, controlada pela Marfrig.

No terceiro trimestre de 2023, a receita líquida consolidada da companhia alcançou R$ 35,6 bilhões, estável na comparação anual. O Ebitda Ajustado foi de R$ 2,6 bilhões de reais e a margem Ebitda, de 7,2%, em linha com a expectativa do mercado.

A proteína bovina – foco das operações da Marfrig na América do Sul e na América do Norte – respondeu por 61% da receita líquida total da Marfrig no trimestre. Produtos derivados de proteínas de aves e suínos – mercados nos quais a BRF está entre as líderes globais – representaram 39% da receita.

Investimentos

A Marfrig investiu R$ 2,3 bilhões no terceiro trimestre de 2023. Desse total, R$ 848 milhões foram alocados para investimentos recorrentes. O restante, ou seja, R$ 1,4 bilhão, foi investido em aquisições de ações da BRF. Essas aquisições elevaram a participação da Marfrig de aproximadamente 33% para 40% do capital total da BRF ao final do trimestre.

Em agosto de 2023, a Marfrig alienou 16 plantas de abate e alguns centros de distribuição, localizados na América do Sul, e reforçou sua intenção de investir na ampliação e modernização de suas unidades industriais na região. A transação foi feita pelo valor de R$ 7,5 bilhões  (R$ 1,5 bilhão recebido na assinatura do contrato).

“O trimestre de 2023 foi um marco de uma trajetória que começou em 2018 e que inclui a compra da National Beef, os investimentos que nos consolidaram como a maior produtora mundial de hambúrgueres, a aquisição da Quickfood, na Argentina, e a compra da participação na BRF”, diz Marcos Molina dos Santos, fundador e presidente do Conselho de Administração da Marfrig. “Nossa configuração tem o propósito de gerar cada vez mais valor para nossos acionistas – com crescimento sustentável e financeiramente disciplinado.”

Mais uma vez, a Marfrig encerrou um trimestre com fluxo de caixa operacional positivo, na ordem de R$ 5,2 bilhões. O fluxo de caixa livre no período foi de R$ 1,9 bilhão.

Operação América do Sul

No período entre julho e setembro de 2023, a Operação América do Sul – que inclui Brasil, Uruguai, Argentina e Chile – registrou volume de vendas de 377 000 toneladas.

O lucro bruto foi de R$ 905 milhões. A margem bruta, por sua vez, chegou a 16,7%, frente a 15% no 3T22.

O Ebitda ajustado da operação no período foi de R$ 625,7 milhões e a margem Ebitda atingiu 11,6%, um crescimento de 2,1 pontos percentuais na comparação anual. A receita líquida foi de R$ 5,4 bilhões, sendo que 50% desse valor correspondem a exportações.

Os principais destinos de exportação foram China e Hong Kong (50% do total exportado), Europa (20%), Estados Unidos (12%) e Oriente Médio (9%).

“Esses resultados trouxeram margens maiores e mais resilientes nas vendas no mercado interno”, afirma Rui Mendonça, CEO da Operação América do Sul da Marfrig. “No front externo estamos, cada vez mais, diversificando o destino de nossos produtos.”

Operação América do Norte

No primeiro trimestre de 2023, a Operação América do Norte da Marfrig, representada pela National Beef, voltou a demonstrar resiliência frente ao atual ciclo do gado nos Estados Unidos. A receita líquida atingiu US$ 3,4 bilhões – crescimento de 18,6% em relação ao mesmo período do ano passado e evidência da robustez do consumo interno no mercado americano. O Ebitda ajustado foi de US$ 150 milhões e a margem Ebitda ajustada, de 4,4%.

O volume de vendas totalizou 534 000 toneladas, o que representa crescimento de 6,9% frente ao 3T22. Do volume total, 87% foram destinados ao mercado interno e 13% às exportações.

Estratégia ESG

Para a Marfrig, o terceiro trimestre de 2023 foi marcado por conquistas também no âmbito ESG (termo que designa a atuação ambiental, social e na área de governança corporativa). No período, a companhia registrou 85% de controle de fornecedores indiretos na Amazônia e 71% no Cerrado. A totalidade dos fornecedores diretos já é monitorada.

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