Os resultados da Porto (PSSA3) no terceiro trimestre de 2022 e no acumulado dos primeiros nove meses do ano apresentaram aumento de receitas em todas as quatro verticais de negócios. A companhia registrou seu maior crescimento nos dois períodos citados em mais de 10 anos.
No trimestre, o aumento do faturamento foi de 35,2% , atingindo R$ 7,6 bilhões, e no acumulado do ano, a expansão foi de 28,8% (vs.9M21), resultando numa receita de R$ 20,1 bilhões. As verticais registraram expressivos crescimento no 3T22 : Porto Seguro (+33,6%), Porto Saúde (+44,8%), Porto Seguro Bank (+20,3%) e Serviços (+43,3%).
Na Porto Seguro, vertical que responde pelos produtos e serviços de seguros da companhia, as receitas do trimestre aumentaram 33,6%, impulsionadas principalmente pelos seguros Auto, Empresarial e Vida. O Índice Combinado da Porto Seguro obteve bom desempenho pelo segundo trimestre consecutivo, atingindo 96%, explicado principalmente pela redução da sinistralidade do seguro Auto, que ainda segue acimados objetivos da companhia, mas apresenta melhora gradativa em decorrência dos ajustes que a empresa tem efetuado no quesito precificação e nas melhorias na subscrição.
Na vertical Porto Saúde, as receitas do trimestre aumentaram 44,8%, por conta da expansão de 50,6% nos prêmios do seguro Saúde . Resultado atingido, principalmente, em função do aumento de aproximadamente 100 mil vidas em comparação ao mesmo período do ano anterior, alcançando um total de cerca de 413 mil vidas no seguro Saúde. O desempenho observado é fruto da continuidade do trabalho de ativação de corretores, investimentos em tecnologia, da manutenção das taxas de renovação, além de uma maior exposição da marca. A sinistralidade do Seguro Saúde por sua vez foi impactada pela elevação das frequências e continuidade de custos com a Covid-19.
A vertical de negócios financeiros da Porto, representada pela marca Porto Seguro Bank, obteve aumento de receita na ordem de 20,3% , com ênfase para a expansão de 33,4% nas Operações de Crédito e na ampliação do número de negócios em 10,2%, impulsionado pelo Cartão de Crédito e Consórcio. A inadimplência acima de 90 dias desacelera e dá sinais de estabilização apesar do cenário macroeconômico ainda adverso.
Já no segmento de Serviços, a companhia apresentou crescimento relevante de 76,3% nas receitas trimestrais do Carro Fácil, serviço de assinatura de veículos da Porto, e de 27,7% na Porto Faz e Reppara! . Além disso, a Porto Assistência expandiu sua operação com a chegada de um novo cliente (frota de aproximadamente 180 mil veículos e 90 mil residências), em linha com a estratégia de geração de valor, por meio da ampliação da oferta de serviços para novos públicos e segmentos.
Outro ponto de destaque foi o índice de eficiência operacional que obteve melhora expressiva de 4,1 p.p. no trimestre, decorrente de uma expansão significativa de receitas (+35,2%) associada a um aumento de apenas 1,3% nas despesas administrativas, dando continuidade aos ganhos consistentes de produtividade observados nos últimos anos.
O resultado financeiro foi de R$ 159,8 milhões no trimestre, o que representa uma rentabilidade das aplicações financeiras (ex-previdência) equivalente a 62% do CDI. A combinação dos resultados operacional e financeiro projetou um lucro líquido de R$ 272,7 milhões no 3T22, um aumento de 32,1% em relação ao resultado recorrente do mesmo período do ano anterior. O ROAE do trimestre foi de 11,3%, retornando ao patamar de duplo dígito.
Cabe destacar ainda um reconhecimento inédito no período: a companhia conquistou o terceiro lugar como a melhor empresa para se trabalhar, dentre aquelas com mais de 10 mil funcionários, de acordo com o ranking GTPW – Great Place to Work. A premiação reforça a missão da empresa de continuar fazendo da Porto um lugar onde as pessoas tenham orgulho de trabalhar e é fruto dos esforços diários para ser cada vez mais um porto seguro para as pessoas e seus sonhos.
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