Google: Empresa com 2 bilhões de clientes deve continuar crescendo

Quem nunca deu um Google na vida? Líder no segmento de streaming, Google, deve continuar crescendo através de anúncios digitais, ganhos de escala, efeitos de rede e liquidez, é o que diz Ciro Alperti, gestor e sócio-fundador da gestora SFA.

Nos dias de hoje, é comum nos referirmos a alguns produtos pelo nome de marcas famosas. É tão automático que a impressão é de que o produto não existia antes da marca nascer. Este fenômeno acontece com o Google, por exemplo. Quem nunca falou ou ao menos ouviu a expressão “dá um google”? Talvez este seja o auge do sucesso de uma marca: ultrapassar a fronteira de si mesmo e tornar-se sinônimo de um produto, objeto ou serviço.

Apesar de soar automático ou comum, chegar a este patamar não é nada trivial. Empresas como o Google não se tornam gigantes da noite para o dia, mas sim oferecendo gradativamente serviços sem os quais a sociedade passa a não saber mais viver sem. Hoje em dia chega a ser difícil pensar em abrir o navegador e acessar um site de busca que não o Google.

É justamente a partir dos fundamentos de empresas como o Google que o último Cara Cara com o Gestor, programa do Modalmais que vai ao ar toda quarta-feira às 17:30h, trouxe Ciro Alperti, gestor da SFA e grande entusiasta da empresa.

Para Alperti, o Google reúne características importantíssimas na geração de valor de uma empresa, além de impor grande barreira de entrada às concorrentes. Citamos algumas:

  • Efeito de rede: cada usuário que acessa a função de Search do Google, deixa um rastro, que através de algoritmos, permite maior precisão em buscas futuras tanto para o usuário que iniciou como para os seguintes. Este mecanismo atribui ainda mais assertividade à plataforma, além de gerar maior efeito na rede como um todo. Isso se prova justamente com a constatação do Google ter se tornado sinônimo de Search e ser uma das marcas mais conhecidas do mundo por essa ferramenta.

 

  • Liquidez: Hoje o Google possui receita de mais de 200bi de dólar e uma geração de caixa bastante líquida, o que de antemão já consiste em barreira de entrada para empresas que queiram competir neste nicho.

 

  • Escala: quanto mais forte a empresa fica, mais dinheiro ela gera e mais ela cresce, seja pela própria expansão interna, seja pela aquisição de outras tecnologias e funcionalidades. É comum conhecermos o Google pela função de Search, mas o grupo Google é composto por outras diversas empresas, dentre elas o YouTube.

 

Conforme apontou Ciro, há uma avenida de crescimento do grupo e com grande potencial de crescimento, especialmente quando se trata de streaming de vídeo. Ressaltamos alguns deles:

 

  • Anúncios digitais: mercado que veio para ficar e com enorme potencial de substituir outros veículos de marketing como outdoors (marketing estático) e anúncios em TV e em rádio. Os dois últimos, por sua vez, vêm perdendo cada vez mais espaço. A possibilidade de monetização de anúncios via Youtube, por exemplo, criou um mercado sólido, tendo de um lado o anunciante, do outro lado o potencial consumidor e, como intermediário, as plataformas digitais.

 

  • YouTube: continua sendo a principal ferramenta de divulgação e criação de conteúdo na internet, pois, ainda que haja ferramentas se propondo a oferecer mídias similares, como é o caso do TikTok e do Instagram, essas ainda não possuem a penetração e audiência que o YouTube possui, hoje com cerca de 2 bilhões de usuários ativos. É importante notar que este é um ciclo vicioso, pois quanto mais usuários acessam, mais conteúdo é gerado, mais incentivo se tem para continuar utilizando, seja anunciando seja consumindo.

 

  • Dados em nuvem: mais uma avenida de crescimento do grupo, com a possibilidade de armazenamento de informações em clouds, serviço já oferecido por outras empresas, mas que o Google não deixa nada a desejar.

 

Além dessas, há os chamados “Other Bets”, que segundo Alperti consistem em um plus do grupo, como é o caso do Google Play e YouTube Premium. Essas plataformas funcionam mediante assinatura paga e oferecem conteúdos exclusivos e outras funcionalidades.

Todas essas referências apenas evidenciam um fato: Google criou uma disrupção no mercado de tecnologia, cedeu o próprio nome ao serviço de busca na internet e ainda assim não esgotou seu potencial de crescimento, dado que a empresa segue batendo recordes históricos de receita.