Fusões e aquisições recuam 43%

Leitura é referente aos quatro meses deste ano

O número de fusões e aquisições no Brasil registrou um menor volume em abril, se compararmos com o mesmo período de 2022, segundo levantamento Unio Partners, boutique de assessoria financeira com prática de M&A. Em abril de 2023, observou-se uma queda de 59,5%. Já no consolidado dos quatro primeiros meses do ano, também houve um recuo acentuado de 43,25%.

Segundo Marco Dorigon, sócio da Unio Partners, esse diagnóstico se deve ao cenário dos últimos meses, o qual gerou grande cautela nas empresas, inibindo o apetite por negociações de fusões e aquisições.

“Estamos vivendo uma fase de ajuste no ambiente dos investimentos e com M&A não está sendo diferente. Apesar da melhora da expectativa para economia, a situação conjuntural no Brasil e no mundo ainda é bastante desafiadora. O nível elevado dos juros e crédito mais caro se traduz em uma maior cautela das empresas quanto às formas de capitalização”, disse.

O levantamento mostra que os setores que mais se destacaram em volume de transações entre janeiro e abril deste ano foram Tecnologia da Informação, Indústria, Serviços de Comunicação, Material, Consumo, Saúde e Financeiro.

Perspectivas de retomada

O especialista reforça que apesar da queda nas transações de M&A nos primeiros meses do ano, a expectativa é de retomada no médio e longo prazo. “Para 2023, com a perspectiva de melhora no crescimento da economia, juro em queda e menor pressão inflação, espera-se também uma recuperação das transações de M&A. Confirmado esse cenário, vamos ver movimentos mais acentuados já a partir do segundo semestre do ano”, disse Marco Dorigon.

Nesse contexto, ele reforça que a empresa que considera um processo de M&A em sua estratégia de capitalização ou consolidação esteja preparada para abertura dessa janela de melhores oportunidades de negócios. “Um processo de M&A em média leva entre 12 e 18 meses até a sua conclusão. Mas, uma vez preparada, com um planejamento bem estruturado, a empresa fica à disposição para captar as melhores oportunidades do mercado, reduzindo significativamente esse tempo do processo”, conclui.

Quer saber sobre Day Trade? É só clicar aqui

AquisiçõesEmpresasFusõesNegócios