Emplacamento cai 5,8% no 1S22

Foram comercializados 4.073 Automóveis e Comerciais Leves

A FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores mostrou hoje que os emplacamentos de veículos, em junho (21 dias), registraram retração de 6,6%, na comparação com maio deste ano (22 dias úteis), mas ficaram 2,1% acima do mês de junho de 2021. “Considerando que a diferença de um dia útil representa, em média, 5% nas vendas mensais, podemos considerar que o mercado, em junho, ficou estável”, analisa o presidente da FENABRAVE, Andreta Jr.

O bom desempenho do segmento de motocicletas, que cresceu mais de 23% até junho, na comparação ao acumulado do ano passado, fez com que o 1º semestre de 2022 fechasse em ligeira queda, de apenas 3%.

Para Andreta Jr., “a recuperação do Setor vem acontecendo de forma gradual e consistente, nos últimos meses. Se notarmos a média diária mensal das vendas, perceberemos essa evolução.

No caso de automóveis e comerciais leves, por exemplo, o volume saltou de 5.550 unidades, em janeiro deste ano, para 8.270, em junho. “Se mantivermos a mesma média diária de junho, até o final deste ano, teremos um desempenho anual muito próximo ao resultado obtido no ano passado, numa estimativa moderada, já que o 2º. Semestre costuma ser melhor do que o 1º. Semestre, historicamente”, analisa.

Automóveis e Comerciais leves

Os segmentos têm tido evolução gradativa, apesar de ainda sofrer com problemas de abastecimento de componentes, em geral, e pela piora nos indicadores econômicos, como a alta nas taxas de juros, o aumento do custo do crédito e os constantes reajustes nos preços dos combustíveis.

A média diária mensal das vendas, saltou de 5.550 unidades, em janeiro deste ano, para 8.270, em junho. Havendo retomada na produção, e a possível recomposição das frotas de empresas, por meio das Vendas Diretas, podemos ter o resultado previsto pela FENABRAVE no início desse ano, que apontava aumento de mais de 4% para esse segmento.

Em junho, foram comercializados 4.073 Automóveis e Comerciais Leves eletrificados (híbridos e elétricos). No ano, os emplacamentos desses veículos acumulam 20.468 unidades.

Gostou deste conteúdo e quer saber mais? É só clicar aqui 

Veja também no nosso blog

você pode gostar também

Comentários estão fechados.